Leia também:
X Ucrânia ataca oleoduto russo conectado à países da Otan e UE

Chanceler: Venezuela está pronta para ‘enfrentar todas agressões’

EUA enviaram navios militares ao Mar do Caribe, perto de águas venezuelanas

Pleno.News - 22/08/2025 16h49 | atualizado em 22/08/2025 17h38

Yvan Gil, chanceler da Venezuela Foto: Reprodução/YouTube UN Human Rights Council

O chanceler da Venezuela, Yvan Gil, garantiu nesta sexta-feira (22), em Bogotá, Colômbia, que seu país está preparado para enfrentar “todas as agressões” que poderia sofrer, diante do envio de navios militares dos Estados Unidos ao Mar do Caribe, perto de águas venezuelanas, para combater o tráfico de drogas.

– Estamos preparados para enfrentar todas as agressões que se pretendam, agressões de caráter psicológico, agressões de caráter midiático, de todo tipo. Assim, vão à Venezuela e vão ver um povo feliz, em marcha, crescendo, trabalhando e preparado para sua defesa – afirmou Gil a jornalistas em Bogotá, onde participa da V Cúpula de países amazônicos.

A tensão entre Washington e Caracas escalou depois da última terça-feira (19), quando a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os EUA estão preparados para “usar todo seu poder” para frear o “fluxo de drogas” em direção ao país, após a mobilização de três navios com 4 mil militares nas águas do Caribe perto da Venezuela.

Por sua vez, o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, alegou que as “ameaças” dos EUA revelam sua “falta de credibilidade” e põem em risco a “paz e estabilidade” de toda a região.

Nesse sentido, o chanceler venezuelano disse nesta sexta-feira que seu país “está enfrentando ameaças e tentativas de agressões desde o início da revolução bolivariana”, que começou em 1998 quando Hugo Chávez foi eleito presidente do país.

*EFE

Leia também1 Há 'sérios riscos' em permanecer na Venezuela, alertam EUA
2 Estrangeiros sem autorização serão presos na Venezuela
3 China critica mobilização militar dos EUA perto da Venezuela
4 Orçamento militar da Venezuela não chega a 1% dos EUA
5 Venezuela veta comércio e uso de drone em meio à tensão com EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.