Leia também:
X Dove pede desculpas por campanha considerada racista

Catalunha não se emancipa, mas quer diálogo com Madri

Referendo que deu força ao movimento de independência ocorreu no dia 1º

Camille Dornelles - 10/10/2017 09h08 | atualizado em 18/10/2017 10h22

Manifestantes pedem a separação da Catalunha Foto: Reprodução Twitter

O presidente da região autônoma da Catalunha, Carles Puigdemont, afirmou que a região ganhou o direito de ser independente e que irá dialogar com Madri para que isso aconteça. A afirmação veio no pronunciamento desta terça-feira (10), direto do Parlamento da Catalunha.

A expectativa da população, no entanto, era de que o líder já declarasse independência. Puigdemont suspendeu os efeitos dessa declaração e pediu mediação internacional para que as negociações aconteçam.

A Espanha não reconhece a legitimidade do processo de emancipação da Catalunha, mas há a possibilidade de proclamação de maneira unilateral. O fato de o líder catalão não ter proclamado independência nesta terça, no entanto, desanima um pouco os separatistas.

O plebiscito que aconteceu no dia 1º de outubro deu maior força ao movimento separatista, já que apontou que 90% quer a independência do país. A polícia espanhola tentou inclusive, repreender a população na votação e embates terminaram com mais de 800 feridos.

A Catalunha deseja ser um estado independente desde 2014, quando ocorreu o último referendo, que teve 80% de votos para o “sim”.

*Atualizado às 14h57

LEIA TAMBÉM
+ Catalunha faz protestos e tem greve geral contra a violência
+ Por que a Catalunha quer se separar da Espanha? Entenda

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.