Leia também:
X Alberto Fernández toma posse como presidente da Argentina

Casa Branca: Trump é acusado porque não pode ser vencido

Presidente dos EUA sofre processo de impeachment

Gabriela Doria - 10/12/2019 16h02

Donald Trump é alvo de processo de impeachment Foto: Reprodução

A Casa Branca declarou, nesta terça-feira (10), que os parlamentares democratas estão tentando derrubar o presidente Donald Trump através de um processo de impeachment porque “não podem vencê-lo”.

– Os democratas há muito tempo querem dar uma volta nos votos de 63 milhões de americanos. Eles determinaram que deveriam acusar o presidente Trump porque não podem vencê-lo legitimamente nas urnas – diz o texto da declaração de Stephanie Grishman, porta-voz da Casa Branca.

Um suposto telefonema de Trump para o presidente da Ucrânia foi o motivo da abertura do processo de impeachment.

– Os democratas usam um telefonema com o presidente da Ucrânia, que o próprio presidente tornou público, como desculpa para sua tentativa partidária, gratuita e patética de derrubar a Administração Trump – completou.

Os legisladores democratas da Câmara dos Deputados divulgaram nesta terça as duas acusações formais de impeachment de Trump: abuso de poder e obstrução ao Congresso.

No primeiro, o presidente é acusado de colocar suas preocupações políticas acima do interesse nacional; e no segundo, de obstruir as tentativas do Congresso de investigar. A informação é do presidente do Comitê Judiciário da Câmara, Jerry Nadler.

– O nosso presidente tem a maior confiança da população. Quando se trai essa confiança e se coloca à frente do país, se põe a Constituição em perigo, se põe a nossa democracia em perigo e também a nossa segurança nacional – observou.

O Comitê Judiciário deve votar nesta semana sobre as acusações anunciadas hoje e, assim, passar para a Câmara dos Deputados, onde há maioria democrata. O passo seguinte seria uma votação no Senado, onde a maioria é de republicanos.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Trump ameaça mas Coreia do Norte ignora: "Nada a perder"
2 Trump chama de "piada" relatório de seu impeachment
3 Revista Time: Bolsonaro pode ser a "Personalidade do Ano"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.