Casa Branca planeja reunião com Ucrânia para discutir cessar-fogo
Trump planeja uma reunião com a Ucrânia na Arábia Saudita na próxima semana
Pleno.News - 06/03/2025 18h07

O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse nesta quinta-feira (6) que o governo do presidente Donald Trump planeja realizar uma reunião com a Ucrânia na Arábia Saudita na semana que vem para chegar a um cessar-fogo na guerra da Ucrânia com a Rússia.
– Estamos em negociações para coordenar uma reunião com os ucranianos em Riad ou mesmo em Jidá. A cidade não está garantida, mas será na Arábia Saudita, e acho que a ideia é estabelecer uma estrutura para um acordo de paz e também um cessar-fogo inicial – declarou Witkoff a jornalistas.
O enviado especial está envolvido nas negociações entre Kiev e Moscou e chegou a viajar para a Rússia a fim de se reunir com o presidente do país, Vladimir Putin.
Witkoff disse que estava confiante de que a reunião seria “boa” e também um “bom sinal para os russos, porque eles também têm sido proativos, querendo fazer algo a respeito”.
Além disso, garantiu que Trump viu como “um primeiro passo muito positivo” a carta que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enviou a ele, na qual dizia estar disposto a negociar a paz com a Rússia e assinar o acordo de exploração de recursos naturais com os EUA, depois de ter sido frustrado após um embate entre os dois em reunião na Casa Branca.
– Houve um pedido de desculpas, houve um reconhecimento de que os EUA fizeram muito pela Ucrânia e um sentimento de gratidão. Acho que isso é o mais importante – comentou Trump sobre a mensagem.
Perguntado se o presidente poderia decidir retomar a ajuda militar, que interrompeu imediatamente a entrega de mais de 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5,7 bilhões) em armas e munições, e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, que também foi interrompido, Witkoff disse:
– Essas são decisões do presidente.
De acordo com a emissora Fox, a delegação dos EUA incluirá o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio; o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Waltz; e o próprio Witkoff, que, no entanto, não confirmou os nomes das pessoas que comporão a delegação dos EUA.
Zelensky, por sua vez, disse durante um discurso no Conselho Europeu que espera que a reunião com a Arábia Saudita seja “significativa”.
*EFE
Leia também1 EUA deixam de fornecer dados de inteligência para a Ucrânia
2 Donald Trump poderá suspender pausa de ajuda militar à Ucrânia
3 Trump reduz atrito com Zelensky e cita Brasil como alvo de tarifas
4 Zelensky fala em trabalhar sob "forte liderança" de Trump
5 Trump suspende ajuda militar dos Estados Unidos para Ucrânia