Leia também:
X EUA: Aluno será julgado como adulto por agredir professora

Casa Branca afirma que Biden “não tem medo” da China

Declarações foram dadas pela porta-voz Karine Jean-Pierre, nesta quarta-feira

Pleno.News - 02/03/2023 11h32 | atualizado em 02/03/2023 12h00

Presidente dos EUA, Joe Biden Foto: EFE/EPA/Shawn Thew

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não tem medo de nada, muito menos da China. Foi o que disse, nesta quarta-feira (1º), a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em resposta a uma pergunta sobre a responsabilidade do país asiático no surgimento da Covid-19.

– Medo da China? O presidente não tem medo. Viu o presidente na semana passada? Fomos à Ucrânia, fomos a Kiev. Este é um presidente que não tem medo de nada – afirmou Jean-Pierre.

A porta-voz respondeu a uma pergunta de um jornalista que questionou se, por medo, a China deixou de ser castigada “por ter criado um vírus que matou mais de 1,1 milhão de pessoas neste país”.

– Temos visto muitas conclusões diferentes. De uma forma ou de outra, alguns dizem que não têm informação suficiente, por isso temos de ter muito cuidado com isso – analisou Jean-Pierre.

A porta-voz fez as observações após o veículo The Wall Street Journal ter publicado um relatório oficial, concluindo que a Covid-19 “muito provavelmente” teve origem em um vazamento ocorrido em um laboratório chinês.

O próprio diretor do FBI, Christopher Wray, reconheceu, na terça-feira (28), que a corporação acredita que a pandemia de Covid-19 foi, provavelmente, o resultado de um acidente de laboratório em Wuhan, na China.

Embora Jean-Pierre tenha se recusado a comentar as revelações, ela declarou que as conclusões foram alcançadas devido ao interesse de Biden em chegar ao fundo da questão.

– Temos sido muito claros, precisamos dos fatos. Precisamos descobrir e chegar ao fundo das origens da covid. É algo que o presidente tem dito desde o início desta gestão – argumentou.

De acordo com o relatório revelado pelo The Wall Street Journal, enquanto o Departamento de Energia e agências como o FBI acreditam na opção laboratorial, quatro departamentos dos EUA continuam a acreditar que o surto de coronavírus foi provavelmente o resultado da transmissão natural, enquanto outros dois estão indecisos.

Sem confirmar este artigo, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, reconheceu, na última segunda (27), que não existe consenso no governo dos EUA sobre a origem da pandemia e que Washington quer “fatos” a fim de evitar outras pandemias no futuro.

Por sua parte, a China lamentou, na segunda, o fato de ser alvo do que chamou de “difamações” sobre a origem da Covid-19.

– O rastreamento das origens da Covid-19 é uma questão científica e não deve ser politizado. As partes envolvidas devem parar de inflamar a teoria de vazamento no laboratório e difamar a China – disse a porta-voz estrangeira chinesa, Mao Ning.

*EFE

Leia também1 EUA: Aluno será julgado como adulto por agredir professora
2 Porta-voz de Israel critica Brasil por permitir navios do Irã
3 Diretor do FBI diz que Covid-19 veio de laboratório chinês
4 Nos EUA, homem é preso após tentar embarcar com explosivo
5 Argentina suspende exportações por confirmação de gripe aviária

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.