Leia também:
X Trump apoia ensino bíblico em escolas públicas dos EUA

Cárcere de repórter brasileiro na Venezuela revolta órgão

Rodrigo Lopes foi detido na sede do governo após tirar fotos de manifestação

Camille Dornelles - 29/01/2019 08h42 | atualizado em 29/01/2019 08h44

Jornalista Rodrigo Lopes, do Zero Hora e RBS Foto: Reprodução/Rodrigo Lopes

Nesta segunda-feira (28), a Sociedade Interamericana de Imprensa emitiu um comunicado condenando a detenção de um jornalista brasileiro na Venezuela pelo governo do país. Segundo a organização, o intuito foi “intimidar e restringir a circulação de informação independente”.

O repórter brasileiro Rodrigo Lopes, correspondente do jornal Zero Hora e rede RBS, foi detido em Caracas, capital da Venezuela, na última sexta-feira (25). Ele foi preso e encaminhado para a sede do governo do país depois de ter tirado fotos de uma manifestação contrária a Nicolás Maduro.

Lopes ficou preso na sede militar do governo venezuelano, no Palácio Miraflores, durante duas horas. Seu passaporte e celular foram retidos pelo Centro Estratégico de Segurança e Proteção da Pátria. Depois, ele foi liberado para retornar ao Brasil.

O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, o mexicano Roberto Rock, advertiu que “os jornalistas nacionais e estrangeiros que informam sobre a crise na Venezuela estão expostos a sofrer detenções temporárias ou permanentes, entre outros riscos”.

OUTROS CASOS
No último dia 13 de janeiro, as jornalistas venezuelanas Osmary Hernández, correspondente da emissora CNN, e Beatriz Adrián, correspondente da Caracol Notícias da Colômbia, foram detidas temporariamente. Em novembro, três jornalistas brasileiros e um espanhol foram retidos durante várias horas.

Desde o ano passado, dois jornalistas estão presos na Venezuela: Jesús Medina Ezaine, do site Dolar Today, detido em setembro do ano passado, e Billy Six, documentarista independente alemão, preso desde novembro.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 "Qualquer arma contra a Venezuela não vai prosperar"
2 Brasil cai em lista de países menos corruptos de 2018
3 Em nota, PT critica Bolsonaro e apoia Maduro na Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.