Leia também:
X Fotos: Furacão Willa chega ao México e provoca inundações

Caravana de imigrantes já tem 10 mil pessoas, diz Trump

Segundo o presidente norte-americano, nenhuma delas entrará ilegalmente

Camille Dornelles - 24/10/2018 11h44

Donald Trump fala sobre caravana durante reunião com ministro da Defesa Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que há cerca de 10 mil migrantes em caravana rumo ao seu país. Ele também admitiu que não tem “provas” de que nela haja cidadãos de países do Oriente Médio ou mesmo terroristas.

Mesmo assim, afirmou que não deixará ninguém entrar ilegalmente em solo norte-americano. As afirmações foram feitas durante entrevista coletiva de Trump na Casa Branca.

– Teremos que chamar nossos militares se necessário, mas não podemos permitir que isso ocorra. Não podemos permitir que o nosso país seja violado assim – acrescentou.

Trump declarou que sabe “muito bem estimar o tamanho de multidões” e calculou que na caravana há cerca de “10 mil pessoas”. O cálculo de Trump supera o do governo do México, que estima em 4,5 mil o número de integrantes da caravana, e o das Nações Unidas, que acredita que pode estar composta por 7,2 mil pessoas.

O vice-presidente americano, Mike Pence, afirmou no mesmo comício que Trump está “absolutamente decidido a usar todos os meios que tem à disposição para organizar esforços com o objetivo de que o México faça esta caravana retornar”.

Trump ameaçou “fechar” militarmente a fronteira com o México, na qual já há 2,2 mil membros da Guarda Nacional. Também afirmou que poderá cortar a ajuda econômica americana a Guatemala, Honduras e El Salvador por não terem detido a caravana.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump critica México de ser "incapaz de deter" imigrantes
2 Caravana de imigrantes chega ao México e pede refúgio
3 Trump quer retirar o termo transgênero das leis dos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.