Leia também:
X Turbulência em voo para Argentina deixa 15 feridos

Caravana de imigrantes chega ao México e pede refúgio

Mais de duas mil pessoas da América Central rumam para os Estados Unidos

Camille Dornelles - 19/10/2018 11h45 | atualizado em 19/10/2018 15h26

A caravana de cerca de 2 mil imigrantes hondurenhos e guatemaltecos que rumam para os Estados Unidos chegou, nesta sexta-feira (19), à fronteira sul do México. O governo mexicano informou que já começou a receber e atender aos primeiros pedidos de refugiados.

Através de um comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores disse que “as autoridades mexicanas competentes estão prestando cuidados de maneira ordenada e com pleno respeito pelos direitos humanos dos migrantes e em apego às regulamentações nacionais e internacionais sobre o tema”.

A caravana de migrantes hondurenhos partiu de San Pedro Sula (Honduras) no dia 12. Desde então, dezenas começaram a atravessar a fronteira através de barcaças. O governo do México solicitou ao Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para acompanhá-los.

O presidente Donald Trump tuitou que “se a grande caravana de pessoas que segue rumo aos Estados Unidos não parar e retornar a Honduras, não dará mais dinheiro nem ajuda ao país”. Ele também ameaçou fechar a fronteira com o México.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Estados Unidos reduzem cota para refugiados em 2019
2 Donald Trump ameaça fechar fronteira com o México
3 Imigrantes de Honduras em marcha rumo aos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.