Leia também:
X Bolsonaro e CEO da Huawei avaliam instalar 5G no Brasil

Candidato de centro-direita lidera as pesquisas no Uruguai

Ambos os postulantes à presidência buscam os votos do indecisos

Pedro Ramos - 19/11/2019 12h40

Daniel Martínez e Luis Lacalle vão disputar segundo turno no Uruguai Foto: EFE/Federico Anfitti e Raul Martinez

Uma das consultoras mais confiáveis do Uruguai, a Cifra, lançou sua penúltima pesquisa antes do segundo turno das eleições presidenciais do país, marcada para o próximo domingo (24).

O resultado aponta uma diferença estreita entre o líder, o centro-direitista Luis Lacalle Pou (Partido Nacional), com 47% das intenções de voto, e o candidato do governo, o centro-esquerdista Daniel Martínez (Frente Ampla), que tem 42%. Entre brancos e nulos, o número é de 5%, enquanto 6% ainda estão indecisos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Uma pesquisa anterior, divulgada em 5 de novembro, mostrou os mesmos números: Lacalle Pou com 47% e Martínez com 42%. No entanto, ela havia sido feita por um instituto diferente, o Equipos. No primeiro turno, Martínez teve 39% dos votos e Lacalle Pou, 28%.

Enquanto Martínez, um engenheiro de 62 anos, propõe a continuidade das políticas da Frente Ampla, que governa desde 2005 e busca o quarto mandato, Lacalle Pou, um advogado de 46, sugere mudanças em gastos públicos, comércio e política externa.

É sobre os indecisos que ambos os candidatos estão focando suas esperanças. Porém, como a Cifra indica, esse voto indeciso é mais rural do que urbano. Com isso, o partido Nacional leva vantagem, porque é no campo que costuma ser mais popular, enquanto o Frente Ampla tem suas bases eleitorais nas cidades.

Na quinta-feira (21), data-limite para a divulgação de pesquisas, os principais institutos lançarão novas sondagens, com a possibilidade de haver menos indefinidos.

Entre os seguidores de Lacalle Pou, o clima é de já ganhou. Assim se comportam seus apoiadores nos comícios, já o apresentando como o próximo presidente do Uruguai. O candidato, porém, pede cautela.

– Não podemos dizer que tudo está terminado. Sabemos que ganhar leva muito tempo, mas para perder basta um instante – disse Lacalle Pou, em um ato em Soriano.

E acrescentou que gostaria de ver, em seu encerramento de campanha, bandeiras distintas entre o público. “Não quero só bandeiras do Uruguai e do meu partido, quero a dos colorados (partido colorado), as das organizações sociais e as de todos os uruguaios”.

*Folhapress

Leia também1 Tiroteio em estacionamento do Walmart deixa 3 mortos
2 EUA: Donald Trump deve fazer nova redução tributária
3 Bolivianos no Brasil querem voltar após queda de Morales

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.