Candidato à presidência do Uruguai diz que admira Lula
Martínez diz que prisão de Lula é ilegal
Pedro Ramos - 04/11/2019 15h42 | atualizado em 04/11/2019 15h44
O candidato de esquerda à presidência no Uruguai, Daniel Martínez, do partido Frente Ampla, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo afirmou que a prisão do ex-presidente Lula é “ilegal”.
– Não posso deixar de dizer que Lula tirou milhões de brasileiros da pobreza e criou possibilidades para coletividades historicamente esquecidas, o que me causa uma grande admiração e uma profunda sintonia com Lula. (…) Nunca opino sobre as decisões da Justiça, mesmo que não goste delas. Muito menos em relação a outro país. Mas este caso é muito particular. Como ficou demonstrado pelos áudios, o juiz que o inculpou e sua equipe atuaram com intenção política para impedir que ele se candidatasse às eleições – disse Martínez.
Sobre o presidente da República, Jair Bolsonaro, Martínez afirmou que suas opiniões e simpatias não são relevantes.
– Nas relações internacionais, opiniões e simpatias pessoais não são o mais relevante. A eleição do presidente do Brasil é de exclusiva responsabilidade do povo brasileiro. No caso de ser eleito presidente do Uruguai, buscarei o melhor entendimento entre os dois governos para melhorar a qualidade de vida de uruguaios e brasileiros – declarou o candidato.
Ele disputará o segundo turno com o direitista Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. O segundo turno será no dia 23 de novembro.
Leia também1 Soros defende o globalismo e chama Trump de "aberração"
2 No Vietnã, oito são presos por envolvimento nas 39 mortes
3 Ataque contra Igreja Universal mata adolescente africano