Leia também:
X Trump autoriza uso de força por militares contra caravana

Canadá monta estratégia para combater políticas de Trump

Governo canadense anunciou novos incentivos a empresas

Jade Nunes - 22/11/2018 08h25

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau Foto: EFE/Francois Mori

O governo do Canadá anunciou nesta quarta-feira (21) que ampliará o deficit do próximo orçamento em 10% para incluir novos incentivos a empresas do país para combater as políticas econômicas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ministro de Finanças do Canadá, Bill Morneau, explicou a medida no parlamento do país e revelou a ampliação do déficit em 10%, para 15,1 bilhões de dólares, no orçamento fiscal de 2019-2020.

O primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, prometeu durante a campanha eleitoral de 2015 a limitar o deficit em 7,7 milhões de dólares logo que assumisse o governo. A promessa era eliminá-lo até 2019.

Morneau explicou que o dinheiro será utilizado para incentivar as empresas canadenses para que elas possam competir com as americanas, beneficiadas pela redução de impostos feita pelo governo Trump.

O Ministério de Finanças do Canadá afirmou que as novas medidas diminuirão o imposto sobre novos investimentos empresariais de 17% para 13,8%, o nível mais baixo entre os países do G7.

Um dos benefícios concedidos às empresas será a concessão de descontos nos impostos de importação de máquinas e equipamentos destinados à indústria da manufatura ou à produção de energia limpa.

No total, o Canadá destinará 12,7 bilhões de dólares aos incentivos fiscais nos próximos seis anos para aumentar a produtividade das empresas do país. O governo também propôs uma nova estratégia de diversificação de exportações com o objetivo de ampliar as exportações em 50% até 2025.

Segundo o Ministério das Finanças, a dívida pública do Canadá caiu nos últimos anos e agora equivale a 30,9% do PIB.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump autoriza uso de força por militares contra caravana
2 Rival de Trump chama Haddad para "luta contra a direita"
3 Lista de países que patrocinam terroristas pode ter Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.