Canadá anuncia que retaliará EUA com tarifas de até 50%
Decisão ocorre após Donald Trump impor novas taxas ao país vizinho
Thamirys Andrade - 25/08/2026 15h07 | atualizado em 25/08/2026 16h24

O Canadá anunciou nesta terça-feira (25) que taxará os Estados Unidos em até 50% como retaliação à política tarifária do presidente Donald Trump. A medida ocorre um dia após a Casa Branca comunicar a imposição de uma taxa de 50% sobre veículos e aço oriundos do Canadá, prevista para entrar em vigor a partir de janeiro de 2027.
De acordo com o governo canadense, as novas tarifas incidirão sobre 700 produtos importados dos EUA. Elas incluem alíquotas de 15%, 25% e 50%, a depender do produto.
Segundo o ministro das Finanças do Canadá, François-Philippe Champagne, a alíquota mais elevada será destinada a setores como aço, móveis, vestuário e alumínio. A tarifa de 25%, por sua vez, impactará produtos como eletrodomésticos, queijos e frutos do mar. Já a taxa de 15% incidirá sobre eletrônicos.
O governo do Canadá afirma que o modelo de tarifas foi pensado de forma a ter menos impacto sobre consumidores e empresas canadenses, ao mesmo tempo que exerce pressão sobre o país vizinho.
Para amortecer o impacto interno, o Canadá anunciou um pacote de 7,5 bilhões de dólares canadenses (R$ 27,9 bilhões) destinados a apoiar trabalhadores, agricultores, famílias e empresas do país.
Como mostrou o Pleno.News, Donald Trump afirmou que o “Canadá vem enganando os Estados Unidos há anos”, ao justificar a imposição da nova tarifa de 50% sobre veículos e aço provenientes do país.
– Isso é insustentável e acabou! O Canadá deixará de ser tratado como se fosse mais um Estado! Em matéria comercial, e também em outros aspectos, eles estão entre as piores nações do mundo com as quais se negociar. Nós não precisamos do Canadá; eles é que precisam de nós! Eles realizam 95% de seus negócios com os EUA, enquanto para nós é exatamente o contrário! – disse o republicano.



















