Campanha de Trump processa Pensilvânia por irregularidade
Equipe do atual presidente afirmou que estado criou padrões diferentes para eleitores que votaram presencialmente ou por correio
Paulo Moura - 11/11/2020 10h06

A campanha do candidato Republicano ao cargo de presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um processo contra o estado da Pensilvânia alegando que foi criado e implementado um sistema de votação ilegal de “duas camadas” para as eleições presidenciais de 2020.
Segundo nota publicada no site de campanha do republicano, o sistema resultou em eleitores sujeitos a padrões diferentes, dependendo de como optaram por exercer seu direito de voto, e teria violado duas cláusulas constitucionais, a de proteção igualitária e a de eleições e eleitores.
Na prática, os eleitores presenciais tinham que assinar os registros eleitorais, ter essas assinaturas verificadas nos cadernos eleitorais, votar em um local de votação monitorado por observadores eleitorais estatutariamente autorizados e ter seus votos contados de maneira transparente e verificável.
Entretanto, segundo a equipe de Trump, a votação pelo correio “carecia de todas as marcas de transparência e verificabilidade que estavam presentes para os eleitores que votaram pessoalmente, incluindo a verificação inadequada da identidade do eleitor, permitindo cédulas recebidas até três dias após a eleição”.
– Os eleitores na Pensilvânia obedeceram a padrões diferentes simplesmente com base em como escolheram votar, e acreditamos que esse sistema eleitoral de dois níveis resultou na contagem de votos potencialmente fraudulentos sem verificação ou supervisão adequada – afirmou Matt Morgan, conselheiro geral da campanha de Trump.
A ação é movida contra a secretária da comunidade da Pensilvânia, Katy Boockvar e as juntas eleitorais dos condados de Allegheny, Centre, Chester, Delaware, Philadelphia, Montgomery e Northampton.
Leia também1 Trump irá revelar a "corrupção eleitoral" nas próximas horas
2 Governo Bolsonaro se junta aos EUA contra o 5G da China
3 EUA: Pompeo propõe "transição para segundo governo Trump"
4 Joe Biden diz que já começou a transição de governo nos EUA
5 EUA: Procurador renuncia após investigação de fraude eleitoral