Leia também:
X Trump irá revelar a “corrupção eleitoral” nas próximas horas

Campanha de Trump processa Pensilvânia por irregularidade

Equipe do atual presidente afirmou que estado criou padrões diferentes para eleitores que votaram presencialmente ou por correio

Paulo Moura - 11/11/2020 10h06

Campanha de Trump diz que “eleições não acabaram” Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

A campanha do candidato Republicano ao cargo de presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um processo contra o estado da Pensilvânia alegando que foi criado e implementado um sistema de votação ilegal de “duas camadas” para as eleições presidenciais de 2020.

Segundo nota publicada no site de campanha do republicano, o sistema resultou em eleitores sujeitos a padrões diferentes, dependendo de como optaram por exercer seu direito de voto, e teria violado duas cláusulas constitucionais, a de proteção igualitária e a de eleições e eleitores.

Na prática, os eleitores presenciais tinham que assinar os registros eleitorais, ter essas assinaturas verificadas nos cadernos eleitorais, votar em um local de votação monitorado por observadores eleitorais estatutariamente autorizados e ter seus votos contados de maneira transparente e verificável.

Entretanto, segundo a equipe de Trump, a votação pelo correio “carecia de todas as marcas de transparência e verificabilidade que estavam presentes para os eleitores que votaram pessoalmente, incluindo a verificação inadequada da identidade do eleitor, permitindo cédulas recebidas até três dias após a eleição”.

– Os eleitores na Pensilvânia obedeceram a padrões diferentes simplesmente com base em como escolheram votar, e acreditamos que esse sistema eleitoral de dois níveis resultou na contagem de votos potencialmente fraudulentos sem verificação ou supervisão adequada – afirmou Matt Morgan, conselheiro geral da campanha de Trump.

A ação é movida contra a secretária da comunidade da Pensilvânia, Katy Boockvar e as juntas eleitorais dos condados de Allegheny, Centre, Chester, Delaware, Philadelphia, Montgomery e Northampton.

Leia também1 Trump irá revelar a "corrupção eleitoral" nas próximas horas
2 Governo Bolsonaro se junta aos EUA contra o 5G da China
3 EUA: Pompeo propõe "transição para segundo governo Trump"
4 Joe Biden diz que já começou a transição de governo nos EUA
5 EUA: Procurador renuncia após investigação de fraude eleitoral

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.