Leia também:
X Menino de 8 anos é julgado por agressão nos Estados Unidos

Campanha pede recontagem parcial de votos no Wisconsin

Recontagem será realizada apenas nos condados de Milwaukee e Dane

Pleno.News - 18/11/2020 18h02 | atualizado em 18/11/2020 18h04

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/EPA/TRACIE VAN AUKEN

A campanha eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou nesta quarta-feira (18) uma recontagem parcial da apuração no estado do Wisconsin, onde o democrata Joe Biden venceu por mais de 20.400 votos.

Duas semanas depois de garantir que solicitaria a recontagem, a equipe de Trump confirmou em comunicado que planejava apresentar um pedido que não afetasse todos os votos emitidos no estado, somente os de dois condados de tendência democrata.

O financiamento para a recontagem sairá da conta da campanha de Trump, que já fez uma transferência de 3 milhões de dólares (R$ 16 milhões) para a Comissão Eleitoral do Wisconsin. O preço será inferior aos 7,9 milhões de dólares (R$ 42 milhões) que teria custado solicitar uma recontagem em todo o estado, e o anúncio da campanha chega perto do prazo imposto pelo estado para a decisão, que terminava às 17h (horário local; 20h em Brasília).

A recontagem será realizada apenas nos condados de Milwaukee, a cidade mais populosa e de tendência democrática do estado, e Dane, o segundo condado mais populoso de Wisconsin e sede da capital do estado, Madison.

Cerca de 800 mil votos foram emitidos entre os dois condados. Uma vez que as autoridades estaduais aceitarem o pedido, os funcionários eleitorais terão 13 dias para fazer a recontagem, até 1º de dezembro, quando os resultados devem ser certificados sob a lei de Wisconsin.

Ao anunciar a decisão, a campanha alegou que pode ter havido “cédulas de correio emitidas ilegalmente ou alteradas e conselhos ilegais dados por funcionários estaduais que teriam permitido a violação da lei de Wisconsin sobre como se identificar para votar”.

– Não se pode confiar na integridade dos resultados eleitorais sem uma recontagem nesses dois condados e uma aplicação uniforme dos requisitos da cédula eleitoral de Wisconsin – disse um advogado da campanha, Jim Troupis, no mesmo comunicado.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Menino de 8 anos é julgado por agressão nos Estados Unidos
2 Donald Trump demite diretor que negou fraude nas eleições
3 Recontagem na Geórgia acha 2,6 mil cédulas não contabilizadas
4 Nas Filipinas, menina de 13 anos é obrigada a se casar
5 Fernández envia projeto para legalizar aborto na Argentina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.