Leia também:
X Arco-íris duplo surge em céu de Londres na despedida da rainha

Camilla Parker Bowles se torna rainha consorte britânica

Título é dado à esposa do rei vigente, Charles III

Monique Mello - 08/09/2022 17h39 | atualizado em 08/09/2022 19h42

Camilla Parker é casada com Charles III desde 2005 Foto: EFE

Com o falecimento da rainha Elizabeth II, Camilla Parker Bowles ganha o título de rainha consorte britânica, por ser casada com Charles III, novo rei do Reino Unido. Em comunicado oficial divulgado em fevereiro deste ano, a monarca já havia “dado a bênção” para que a nora, na época duquesa da Cornualha, recebesse o título, quando seu filho Charles assumisse o trono britânico.

– E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua mulher, Camila, o mesmo apoio que têm me dado. E é meu sincero desejo que, quando chegar a hora, Camila seja conhecida como rainha consorte, ao continuar seu leal serviço – declarou a rainha.

Camila é casada com Charles III desde 2005. Na época do enlace, a família real informou que a intenção do príncipe era que a mulher se mantivesse como princesa consorte quando ele fosse coroado rei. A decisão foi interpretada como reconhecimento da sensibilidade do tema, já que o título de rainha consorte estava destinado à princesa Diana, primeira mulher de Charles.

Elizabeth II, por sua vez, jogou por terra essa possibilidade sinalizando querer Camilla como rainha consorte. A diferença entre rainha consorte e rainha é que o primeiro título é dado apenas à esposa do rei vigente, mas sem os mesmos poderes políticos. Já rainha é um título destinado a quem nasce na família real, como no caso de Elizabeth II.

Camila já havia tido um romance com Charles antes do namoro do príncipe com Diana. Após o casamento do futuro rei da Inglaterra, ele e Camila mantiveram contato. Após a morte de Lady Di, Charles e Camila assumiram que estavam juntos e se casaram posteriormente.

Leia também1 Charles III assume trono e faz 1º pronunciamento como rei
2 Bolsonaro decreta 3 dias de luto oficial pela morte de Elizabeth II
3 Pelé lamenta morte de Elizabeth II e lembra evento com a rainha
4 Uma das últimas mensagens da rainha foi felicitando o Brasil
5 Trump revela apoio a Bolsonaro: “Homem maravilhoso”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.