Leia também:
X Paraguai inaugura embaixada em Jerusalém

Brasil não reconhece vitória de Nicolás Maduro

Outros países que formam o Grupo de Lima também contestaram a eleição

Jade Nunes - 21/05/2018 10h55

Países não reconhecem a vitória de Maduro Foto: EFE/Nathalie Sayago

Após grupos políticos relatarem fraudes nas eleições venezuelanas, o Grupo de Lima, formado por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia, emitiram um comunicado dizendo que não reconhece a legitimidade da vitória de Maduro. O Grupo foi criado com o objetivo de ajudar a acabar com a crise na Venezuela.

O presidente foi reeleito com 67,7% dos votos quando 92,6% das urnas estavam apuradas. Esta foi uma das participações mais baixas do povo na Venezuela com 46% do eleitorado e um total de 8,6 milhões de votos. De acordo com a frente Amplio, a participação, no entanto, não chegou a 30%.

Confira um trecho do comunicado emitido pelo Grupo de Lima:

Os países não reconhecem a legitimidade do processo eleitoral que teve lugar na República Bolivariana da Venezuela, concluído em 20 de maio passado, por não estar em conformidade com os padrões internacionais de um processo democrático, livre, justo e transparente.

Reiteram sua preocupação com o aprofundamento da crise política, econômica, social e humanitária que deteriorou a vida na Venezuela, o que se reflete na migração em massa de venezuelanos que chegam a nossos países em condições difíceis, na perda de instituições democráticas, do estado de direito e na falta de garantias e liberdades políticas dos cidadãos.

Leia também1 Reeleição de Nicolás Maduro é contestada na Venezuela
2 Israel protesta na ONU por inquérito de mortes em Gaza
3 Novo presidente da Catalunha apoia separação da Espanha

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.