Brasil e EUA falam em “conversas positivas” em nota conjunta
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontraram em Washington D.C
Pleno.News - 16/10/2025 22h04 | atualizado em 17/10/2025 12h15

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos divulgaram, na noite desta quinta-feira (16), uma nota conjunta após o encontro do chanceler Mauro Vieira, em Washington, com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o representante de comércio dos EUA, Jamieson Greer. O comunicado destacou que as conversas foram “muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”.
Segundo o texto, os países concordaram em “colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato” e estabelecer uma “rota de trabalho conjunto”. A nota também informou que as duas nações pretendem promover uma reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump “na primeira oportunidade possível”.
Mais cedo, Mauro Vieira afirmou à imprensa que os Estados Unidos mostraram “muita disposição para trabalhar em conjunto e definir uma agenda bilateral voltada ao comércio”.
O chanceler classificou o encontro como “muito produtivo” e reforçou o interesse mútuo de um diálogo direto entre os presidentes.
– Há um interesse de ambas as partes de que os presidentes se encontrem em breve – declarou Vieira.

Leia também1 Crítica de Lula ao Congresso foi para "extrema-direita", diz Motta
2 Sóstenes Cavalcante rebate Lula: “Lave sua boca com álcool”
3 Venezuela empossa 'Milícia para se proteger de qualquer inimigo'
4 Moraes manda PF voltar a apurar "interferência" de Bolsonaro
5 Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira



















