Leia também:
X Greta Thunberg se forma e mostra última greve estudantil

Boris Johnson deixa o cargo de deputado e evita suspensão

Ele foi informado de que seria expulso por enganar o Parlamento e se antecipou

Pleno.News - 09/06/2023 19h06 | atualizado em 09/06/2023 21h37

Boris Johnson Foto: ANDY RAIN/EFE

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou a sua renúncia do cargo de deputado após ser informado de que seria sancionado por enganar o Parlamento. Ele se demitiu com um discurso feroz contra seus oponentes políticos – e contra seu sucessor, Rishi Sunak – que poderia abrir tensões dentro do Partido Conservador.

Johnson renunciou depois de receber os resultados de uma investigação de legisladores sobre declarações enganosas que fez ao Parlamento sobre o “partygate”, uma série de partidos governamentais que violaram as regras durante a pandemia.

Em uma longa declaração de renúncia, Johnson acusou os oponentes de tentar expulsá-lo – e deu a entender que ele poderia tentar voltar.

– É muito triste deixar o Parlamento – pelo menos por enquanto – disse ele.

– O objetivo deles desde o início foi me considerar culpado, independentemente dos fatos – disse Johnson.

NOVA ELEIÇÃO
A renúncia desencadeará uma eleição especial para substituir Johnson como deputado para uma cadeira no subúrbio de Londres.

Johnson, cuja carreira foi uma montanha-russa de escândalos e reviravoltas, levou os conservadores a uma vitória esmagadora em 2019, mas foi forçado a sair por seu próprio partido menos de três anos depois.

Ele estava aguardando o resultado de uma investigação de um comitê da Câmara dos Comuns sobre declarações enganosas que fez ao Parlamento sobre uma série de reuniões em prédios do governo em 2020 e 2021 que violaram as regras de bloqueio da pandemia.

Johnson reconheceu ter enganado o Parlamento quando garantiu aos legisladores que nenhuma regra havia sido quebrada, mas disse que não o fez deliberadamente.

Ele disse ao comitê que “acreditava honestamente” que os cinco eventos aos quais compareceu, incluindo a despedida de um funcionário e sua própria festa surpresa de aniversário, eram “reuniões legais de trabalho” destinadas a elevar o moral entre os funcionários sobrecarregados que tiveram que lidar com uma pandemia.

JOHNSON EVITA SUSPENSÃO AO RENUNCIAR
Esperava-se que o comitê publicasse seu relatório nas próximas semanas, e Johnson poderia ter sido suspenso da Câmara dos Comuns se fosse descoberto que ele mentiu deliberadamente.

Ao renunciar, ele evita uma suspensão que poderia tê-lo afastado de sua cadeira na Câmara dos Comuns por seus constituintes, deixando-o livre para concorrer ao Parlamento novamente. Sua declaração de renúncia sugeria que ele estava considerando essa opção.

– Apenas alguns anos depois de conquistar a maior maioria em quase meio século, essa maioria agora está claramente em risco – disse Johnson.

– Nosso partido precisa urgentemente recuperar seu senso de ímpeto e sua crença no que este país pode fazer.

*AE

Leia também1 Reino Unido: Ex-premiê Boris Johnson será pai pela 8ª vez
2 Alemanha enviará 3 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia
3 Jornalista opositor de Putin é condenado a 25 anos de prisão
4 Biden é homenageado com placa na Calçada da Coragem de Kiev
5 Rússia envia para a guerra homens que não pagam pensão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.