Boric reage a comentário de Lula e aponta carinho pelo petista
Presidente do Chile deu declarações nesta quarta-feira
Pleno.News - 19/07/2023 21h09 | atualizado em 20/07/2023 13h45

Gabriel Boric, presidente do Chile, disse que tem “respeito infinito” e “muito carinho” pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o chefe de Estado chileno voltou a condenar a invasão russa à Ucrânia nesta quarta-feira (19). As informações são do jornal o Globo.
A fala de Boric ocorreu após ser chamado de “apressado” e “sequioso” pelo presidente brasileiro durante uma entrevista coletiva realizada em Bruxelas, na Bélgica.
— Eu tenho um respeito infinito e muito carinho por Lula. Mas se me perguntam: “Você quer que a guerra acabe?”. Sim, eu quero que acabe a guerra, e creio que temos que ser muito claros em dizer que estamos em uma guerra de agressão inaceitável — falou Boric a jornalistas.
O chileno também disse que não se ofendeu diante de declarações de Lula sobre ele e a suposta falta de experiência política indicada pelo presidente brasileiro para justificar sua posição a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia.
— Não me sinto ofendido. Sinto-me muito tranquilo. Tive a oportunidade de conversar com ele [Lula] e tenho a melhor impressão. Creio que somos da mesma família política. Hoje em dia podemos ter matizes quanto a isso, mas a posição do Chile é uma posição de princípios – afirmou.
Leia também1 Nos EUA, loja usa corrente e cadeado para evitar roubos
2 Chanceler da China está há quase um mês "desaparecido"
3 Cidade da França proíbe pessoas de ficarem paradas na rua
4 CIA espionou conversas de Lula com ex-presidente, diz jornal
5 Acidente aéreo mata 5 membros da oposição da Colômbia