Bolsonaro se encontra com Putin em Moscou e cita colaboração
Reunião entre os líderes deve discutir parceria entre os dois países em diversas áreas
Paulo Moura - 16/02/2022 08h35 | atualizado em 16/02/2022 10h20










O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã desta quarta-feira (16), por volta de 7h40 (horário de Brasília). Ao líder russo, Bolsonaro disse que os dois países têm “muito a colaborar em várias áreas”.
– Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas: defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza [de] que até mesmo essa passagem por aqui [é] o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais – disse Bolsonaro ao lado do presidente russo.
Em resposta, Putin afirmou que o Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia na América Latina e disse esperar que o encontro entre os dois “seja produtivo”.
A reunião entre os líderes faz parte da agenda oficial da viagem de Bolsonaro a Moscou. Mais cedo, Bolsonaro iniciou a programação depositando flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.
Na reunião entre os dois presidentes, estavam presentes na sala também dois intérpretes. Após a conversa, há previsão de uma declaração de Bolsonaro e Putin à imprensa.
Ainda nesta quarta, Bolsonaro tem encontro com empresários russos. O governo brasileiro tem ressaltado que o país tem interesse em parcerias com setores da economia russa.
Leia também1 Jair Bolsonaro visita Túmulo do Soldado Desconhecido na Rússia
2 Bolsonaro mobiliza ministros para apoio à cidade de Petrópolis
3 Número de mortos após chuvas em Petrópolis chega a 120
4 Detran lança nova CNH, com QR Code e cores verde e amarela
5 RJ: Temporal em Petrópolis deixa ao menos 5 mortos