Leia também:
X Após os EUA, Itália também pede que cidadãos deixem a Rússia

Bolsonaro rebate informação de que falou com Putin no domingo

Presidente brasileiro afirmou que última conversa com líder russo foi durante encontro entre os dois

Paulo Moura - 28/02/2022 11h24 | atualizado em 02/03/2022 18h06

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Clauber Cleber Caetano

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (28), por meio de suas redes sociais, que não conversou com o presidente russo Vladimir Putin neste domingo (27). Na publicação, Bolsonaro esclareceu que a última vez que falou com o chefe de Estado russo foi há duas semanas, quando ambos se encontraram em Moscou.

– Não procede a informação [de] que eu teria falado com o presidente Putin no dia de ontem [domingo, 27]. Conversei com ele apenas por ocasião da minha visita à Rússia, em 16 de fevereiro. A imprensa se supera nas fake news a cada dia – afirmou.

Presidente Jair Bolsonaro diz que não conversou com Putin Foto: Reprodução/Twitter

As notícias sobre a suposta nova conversa entre Bolsonaro e Putin começaram a ser divulgadas após o presidente brasileiro ter dito, durante coletiva realizada no domingo, no Guarujá, no litoral de São Paulo, que teria conversado “há pouco” com o líder russo. Na ocasião, o presidente brasileiro falava sobre questões envolvendo o conflito na Ucrânia.

– Estive há pouco conversando com o presidente Putin, mais de duas horas de conversa. Tratamos de muita coisa; a questão dos fertilizantes foi [uma] das mais importantes. Tratamos sobre nosso comércio. Obviamente ele falou alguma coisa sobre a Ucrânia. Eu me reservo aí como segredo de não entrar em detalhes – disse o presidente.

Na declaração, porém, é possível perceber que Bolsonaro traz detalhes que indicam que, ao dizer “há pouco”, ele queria se referir, na verdade, à conversa que havia mantido com Putin no encontro entre os dois que ocorreu em Moscou, no dia 16 de fevereiro.

Um dos detalhes que apontam para essa conclusão é o de que, no domingo, Bolsonaro citou que falou com Putin sobre fertilizantes e comércio, algo que já havia afirmado em outras entrevistas, inclusive ainda na Rússia. A própria duração da conversa citada pelo presidente na coletiva de domingo, de duas horas, é a mesma da reunião do dia 16.

– Constatamos a retomada do comércio bilateral aos níveis anteriores à pandemia. O Brasil é uma potência, em especial no agronegócio. Existe muito interesse da nossa parte no comércio de fertilizantes. O que sou grato ao prezado amigo – disse Bolsonaro, em Moscou.

Leia também1 Após os EUA, Itália também pede que cidadãos deixem a Rússia
2 Zelensky diz que prisioneiros serão soltos para lutar na guerra
3 Delegações de Rússia e Ucrânia iniciam negociação em Belarus
4 Ucrânia: Guerra já causou morte de 352 civis, sendo 14 crianças
5 Ucrânia: Repórter chama guerra de massacre, e Bolsonaro retruca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.