Leia também:
X Cuba rebate Bolsonaro: ‘Delira e tem saudade da ditadura’

Bolsonaro diz que seu discurso na ONU não foi agressivo

Presidente afirmou que intenção é "restabelecer a verdade das questões que estamos sendo acusados no Brasil "

Henrique Gimenes - 24/09/2019 15h23 | atualizado em 24/09/2019 15h32

Presidente Jair Bolsonaro discursa na ONU Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro fez a primeira avaliação pública de seu discurso durante a abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (24), e classificou o pronunciamento de mais de meia hora como “bastante objetivo e contundente”, mas não “agressivo”.

Ao sair do hotel em que está hospedado em Nova York, o presidente afirmou que estava “tentando restabelecer a verdade” e negou que tenha atacado diretamente o presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel. Os líderes europeus apontaram o risco de retrocessos na agenda do Brasil para o meio ambiente.

– Foi um discurso bastante objetivo e contundente, não foi agressivo. Eu estava buscando restabelecer a verdade das questões que estamos sendo acusados no Brasil (…) Não citei o nome do Macron, nem o da Angela Merkel. Citei a França e a Alemanha como países que mais de 50% do seu território é usado na agricultura. No Brasil, é apenas 8%, tá ok? – afirmou Bolsonaro.

Horas antes, diante das delegações dos países que compõem a ONU, o presidente fez um discurso que reproduziu o repertório ideológico de seu grupo político, com ataques a outras nações e um tom de enfrentamento em relação às críticas sofridas por seu governo. Segundo o presidente, a imprensa estrangeira reproduz notícias falsas que contribuem para a repercussão negativa da crise na Amazônia, por exemplo.

Na ONU, Bolsonaro respondeu diretamente às cobranças e mencionou o que chamou de espírito colonialista, num tom inédito em discursos de líderes brasileiros na Assembleia Geral.

– Um deles, por ocasião do encontro do G7, ousou sugerir aplicar sanções ao Brasil, sem sequer nos ouvir – afirmou o brasileiro, em referência a Macron.

O objetivo de Bolsonaro era marcar no discurso o que ele classifica como uma nova era para o Brasil, segundo auxiliares. Nas palavras de um desses assessores, que participou diretamente da elaboração do texto, a imagem que o presidente queria imprimir era de um governo revolucionário.

Outro auxiliar que ajudou na construção do discurso afirmou que Bolsonaro quis dar “sua voz e estilo” ao pronunciamento. Durante o processo de construção do texto, ele disse algumas vezes que não queria se policiar ou se pautar por ideias que não mostrassem a direção de seu governo e fez prevalecer o tom mais assertivo da mensagem.

A reportagem apurou que o presidente ouviu opinião dos auxiliares que chegaram ao consenso de que o discurso deveria ser de mais transgressão do que moderação, para fazer com que a audiência “revisse paradigmas e não ficasse apenas em avaliações de superfícies.”

Após discursar na ONU, Bolsonaro assistiu à fala de Donald Trump e retornou ao hotel. Por volta das 14h de Brasília, saiu para almoçar com assessores. Disse a jornalistas que não sabia o local ao certo, mas iria “num podrão aí fora.” À noite, ainda de acordo com Bolsonaro, participará de um coquetel com o presidente dos EUA.

Desde segunda (23), a comitiva brasileira tenta um encontro entre os dois. Trump chegou a passar duas horas no hotel onde Bolsonaro está hospedado, em reuniões com os presidentes do Egito e da Coreia do Sul, mas não encontrou o brasileiro.

*Folhapress

Leia também1 Cuba rebate Bolsonaro: 'Delira e tem saudade da ditadura'
2 Bolsonaro diz que ataque da mídia despertou patriotismo
3 João Doria ataca discurso de Bolsonaro: "Falta bom senso"
4 Na ONU, Bolsonaro agradece a Deus e cita passagem da Bíblia
5 Bolsonaro elogia Sergio Moro durante discurso na ONU

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.