Bolsonaro conversa sobre spray contra Covid-19 com Netanyahu
Informação foi confirmada pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, após reunião nesta sexta-feira
Pleno.News - 12/02/2021 13h15 | atualizado em 12/02/2021 15h18

Depois de reunir-se com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, afirmou ter tido uma “conversa muito positiva” com o chefe do Executivo. O encontro ocorreu após Bolsonaro anunciar, na quinta-feira (11), que se reuniria de forma virtual com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para tratar sobre um remédio para combater a Covid-19.
– Foi uma conversa muito positiva – disse o embaixador na saída do Palácio do Planalto.
Ele confirmou que houve uma “conferência por telefone” com Netanyahu. Ele também confirmou que foi tratado sobre a vacina e o medicamento em spray em estudo por cientistas israelenses. Sem dar maiores detalhes, Shelley sugeriu à imprensa que pedisse ao presidente mais informações em torno da conversa.
Na agenda oficial do presidente desta sexta-feira, não consta o compromisso com Shelley ou a reunião com o primeiro-ministro de Israel, apenas uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Na quinta (11), durante sua live semanal, Bolsonaro disse que iria conversar nesta sexta-feira (12) com Netanyahu.
– Já está acertado o encontro virtual entre mim e Binyamin Netanyahu para falarmos sobre esse novo spray que está servindo, pelo menos experimentalmente ainda, para pessoas em estado grave – disse o presidente na noite da quinta-feira.
Na semana passada, Israel anunciou que o medicamento experimental, originalmente usado para o tratamento de câncer no ovário, pode ajudar na recuperação de pacientes com coronavírus. Cientistas israelenses afirmaram que 29 dos 30 pacientes com casos moderados a graves de Covid-19, tratados com EXO-CD24, tiveram uma recuperação completa em cinco dias.
Ao falar do assunto, Bolsonaro considerou o anúncio “uma tremenda notícia”. Segundo ele, a ideia é trazer o remédio para o Brasil para submetê-lo à análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O presidente destacou que está debatendo o assunto com o ministro Ernesto Araújo.
*Estadão
Leia também1 Bolsonaro e Netanyahu terão reunião por spray contra a Covid
2 Bolsonaro inicia negociação para uma possível filiação ao Patriota
3 Michelle Bolsonaro lembra de 1° emprego: "Vestida de macarrão"
4 Bolsonaro: "Qualquer coisa que fala, mercado fica irritadinho"
5 Bolsonaro defende o auxílio: "Faremos com responsabilidade"