Leia também:
X Eduardo: “Será necessário usar força contra Maduro”

Bolsonaro assina declaração para criação do Prosul

Documento foi assinado com presidentes de outros seis países

Henrique Gimenes - 22/03/2019 17h33 | atualizado em 22/03/2019 17h49

Nesta sexta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, além do embaixador da Guiana no Chile, assinaram o documento de criação do Prosul, um fórum composto pelos países.

De acordo com o documento, a declaração representa a vontade de “construir e consolidar um espaço regional de coordenação e cooperação, sem exclusões, para avançar rumo a uma integração mais efetiva”, que irá contribuir para o “crescimento, progresso e desenvolvimento” dos países da América do Sul.

Além de Bolsonaro, assinaram ainda Mauricio Macri, da Argentina, Sebastián Piñera, do Chile, Iván Duque, da Colômbia, Lenín Moreno, do Equador, Mario Abdo Benítez, do Paraguai, e Martín Vizcarra, do Peru, assim como George Talbot, embaixador da Guiana.

Entre os requisitos para fazer parte do Prosul estão “a plena vigência da democracia, das respectivas ordens constitucionais, o respeito ao princípio de separação dos poderes do Estado e a promoção, proteção, respeito e garantia dos direitos humanos e as liberdades fundamentais”.

De acordo com o documento, o fórum terá “uma estrutura flexível, leve, barata, com regras de funcionamento claras e com um mecanismo ágil de tomada de decisões que permita à América do Sul avançar em programas concretos de integração”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Maioria de evangélicos aprova como Jair Bolsonaro governa
2 Feliciano a Carlos Bolsonaro: "Seja mais comedido"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.