Leia também:
X China tem a pior tempestade de areia em 10 anos. Veja fotos!

Bolívia: Protesto contra prisão de ex-presidente reúne milhares

Manifestantes levantaram cartazes afirmando que a queda de Evo Morales "não foi golpe, foi fraude"

Paulo Moura - 16/03/2021 09h29 | atualizado em 16/03/2021 09h45

Milhares de pessoas foram às ruas de diversas cidades na Bolívia, na segunda-feira (15), em protesto contra a prisão da ex-presidente do país, Jeanine Áñez, e contra a gestão do atual chefe de Estado, Luis Arce. Na opinião dos manifestantes, a Justiça do país estaria subordinada ao grupo político que governa a Bolívia atualmente.

Com cartazes afirmando que a queda de Evo Morales em 2019 “não foi golpe, foi fraude”, os manifestantes participaram de marchas, manifestações em frente ao Ministério Público e concentrações pacíficas em praças das cidades de La Paz, Cochabamba (centro), Sucre (sudeste), Trinidad (noroeste) e Santa Cruz de La Sierra (leste).

Em Santa Cruz, aproximadamente 40 mil pessoas se reuniram na praça Cristo Redentor, lugar emblemático de reuniões públicas da direita, segundo estimativas de autoridades locais.

Jeanine Áñez, de 53 anos, foi presa no sábado (13), na cidade de Trinidad. No domingo (14), a Justiça determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente.

Os Estados Unidos, a Comissão Europeia e a ONU expressaram preocupação pelos acontecimentos na Bolívia desde a prisão de Áñez. Segundo a porta-voz adjunta do Departamento de Estado dos EUA, Jalina Porter, “os Estados Unidos estão acompanhando com preocupação os desdobramentos relacionados à recente prisão de ex-funcionários pelo governo boliviano”.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, por sua vez, afirmou que “o sistema judicial boliviano não está em condições de oferecer as garantias mínimas de um julgamento justo” e pediu a liberação do detidos.

Leia também1 Ex-presidente interina da Bolívia é transferida para penitenciária
2 MP pede 6 meses de prisão para ex-presidente interina da Bolívia
3 Polícia encontrou ex-presidente da Bolívia dentro de cama box
4 Ex-presidente boliviana Jeanine Áñez é presa após pedido do MP
5 MP da Bolívia ordena prisão da ex-presidente e de militares

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.