Leia também:
X Papa Francisco faz 1ª aparição pública após cancelar agendas

Bolívia: Ernesto Araújo critica artigo do MIT que nega fraude

Chanceler chamou estudo americano sobre eleições no país vizinho de "artigo de blog"

Pleno.News - 01/03/2020 12h03 | atualizado em 01/03/2020 12h05

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo Foto: EFE/Pete Marovich

O chanceler Ernesto Araújo criticou um estudo de dois pesquisadores do MIT que chamou de ‘artigo de blog’. O texto em questão concluiu não ter havido fraude nas eleições presidenciais da Bolívia no final do ano passado, contradizendo a Organização dos Estados Americanos (OEA), que apontou adulteração dos resultados e pediu a anulação do pleito.

– A fraude nas eleições de 2019 na Bolívia foi claríssima e está documentada pela OEA. Agora um artigo de blog questiona isso, no intuito de desestabilizar o processo de transição democrática em benefício daqueles que praticaram a fraude. Compreensível mas inaceitável – escreveu Ernesto em uma rede social neste domingo (1º).

Em um artigo publicado no dia 27 pelo jornal americano The Washington Post, Curiel e Jack R. Williams, membros do Election Data and Science Lab (laboratório de ciência e dados de eleições) do MIT (Massachusetts Institute of Technology), questionam a auditoria realizada pela OEA na contagem dos votos da eleição boliviana e afirmam não haver “evidência estatística de fraude”.

A conturbada apuração dos votos do pleito de outubro deu início a uma crise institucional que levou à renúncia do primeiro presidente indígena da Bolívia, Evo Morales, que concorria a um quarto mandato. Evo deixou o país em novembro, ele inicialmente viajou ao México e agora está refugiado na Argentina.

*Folhapress

Leia também1 Eduardo: "Weintraub é um dos que mais ajuda o governo"
2 Prefeitura suspende exposição no Rio que zomba da fé cristã
3 INSS: Novas alíquotas passam a valer a partir deste domingo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.