Leia também:
X Governo de Hong Kong autoriza pais a amarrarem filhos à cama

Biden revela conversa com Putin: “Eu disse que se prepare”

Rússia e EUA vivem primeira grande crise diplomática do governo Biden

Pleno.News - 18/03/2021 13h15 | atualizado em 18/03/2021 13h18

Em entrevista, Biden chamou líder russo de "assassino"
Em entrevista, Biden chamou líder russo de “assassino” Foto: Montagem/Reprodução

Nesta quarta-feira (17), Moscou convocou seu embaixador em Washington, depois que o presidente Joe Biden chamou o líder russo Vladimir Putin de “assassino”, desencadeando a primeira grande crise diplomática para o novo inquilino da Casa Branca.

Em entrevista à rede americana ABC News, Biden foi questionado sobre um relatório da inteligência dos Estados Unidos segundo o qual o presidente russo tentou minar sua candidatura nas eleições de novembro de 2020 e promover a de Donald Trump.

– Logo verão o preço que ele vai pagar – disse Biden.

A entrevista foi ao ar enquanto o Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciava o aumento das restrições às exportações impostas à Rússia no início deste mês como punição pelo envenenamento de Navalni.

A Rússia respondeu convocando seu enviado a Washington para consultas sobre seus laços com os Estados Unidos, mas ressaltou que deseja evitar uma “deterioração irreversível” das relações.

– O embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, foi convidado a vir a Moscou para consultas com o objetivo de analisar o que deve ser feito e aonde ir no contexto das relações com os Estados Unidos – explicou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.

A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, afirmou que as relações entre os dois países “estão em um estado difícil, que Washington levou a um beco sem saída nos últimos anos”.

– Estamos interessados em prevenir sua degradação irreversível, se os americanos estiverem cientes dos riscos associados – reiterou.

Questionada sobre se os comentários de Biden são literais ou metafóricos, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que Biden “não contém suas preocupações” sobre “ações maliciosas e problemáticas”, citando a interferência eleitoral, o envenenamento de Navalni, os ciberataques e recompensas ao Taleban por matar soldados americanos no Afeganistão.

– Não vamos fazer vista grossa, como fizemos nos últimos quatro anos […] Desde seu primeiro telefonema com o presidente Putin, o presidente Biden deixou claro que os EUA também responderão a uma série de ações desestabilizadoras – declarou a porta-voz.

Biden revelou à ABC News que teve uma “longa conversa” com Putin após assumir o cargo em janeiro.

– Eu disse a ele: “Conheço você e você me conhece. Se ficar confirmado que isso aconteceu, se prepare” – contou.

Apesar do que pensa sobre o líder russo, Biden afirmou que “há temas nos quais é de interesse mútuo trabalharmos juntos” e que é por esse motivo que renovou o acordo Start com ele. Sobre o tratado nuclear, o democrata considera “de interesse da humanidade”.

Segundo Biden, ao lidar com “uma grande quantidade” de líderes durante sua carreira política de quase cinco décadas, incluindo oito anos como vice-presidente de Barack Obama, ele aprendeu que o mais importante é “simplesmente conhecer uns aos outros”.

As opiniões de Biden foram questionadas por Viacheslav Volodin, presidente da câmara baixa do Parlamento russo.

– Biden insultou os cidadãos de nosso país. Os ataques contra Putin são ataques contra nosso país – disse Volodin.Moscou também rejeitou nesta quarta-feira (17) que a Rússia tenha atingido a infraestrutura eleitoral dos EUA em 2020.

-É absolutamente infundado – declarou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, chamando a acusação de uma “desculpa” para impor novas sanções.

*Estadão

Leia também1 Em carta a Bolsonaro, Joe Biden defende união entre os países
2 Rússia convoca embaixador após acusações de Washington
3 Joe Biden: Retirada de tropas do Afeganistão pode ser adiada
4 Biden chama Putin de assassino, e EUA fazem restrições à Rússia
5 Doria é "humilhado" ao atacar Bolsonaro internacionalmente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.