Leia também:
X Biden ‘não tem intenção’ de enviar tropas dos EUA à Ucrânia

Biden retira ordem de vacinação após decisão da Suprema Corte

Governo do democrata havia determinado que os funcionários de todas as empresas com mais de 100 trabalhadores se vacinassem

Pleno.News - 26/01/2022 07h44 | atualizado em 26/01/2022 09h23

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Foto: EFE/EPA/Michael Reynolds

O governo de Joe Biden retirou nesta terça-feira (25) a ordem para que os funcionários de todas as empresas dos Estados Unidos com mais de 100 trabalhadores se vacinassem ou apresentassem semanalmente resultados negativos de testes de Covid-19, após a Suprema Corte decidir contra a medida.

A Administração de Segurança e Saúde no Trabalho, do Departamento do Trabalho, confirmou, em documento publicado no Registro Federal dos EUA, que retirou a regra que tinha estipulado sobre o assunto, a qual deveria entrar em vigor em fevereiro.

A entidade explicou que “recomenda plenamente” a vacinação de todos os trabalhadores do país e que está trabalhando para “completar um padrão permanente”, para garantir a segurança dos trabalhadores durante a pandemia.

A mudança ocorre menos de duas semanas depois de a Suprema Corte dos EUA ter bloqueado o mandado de Biden para as grandes empresas do país, o que teria afetado cerca de 80 milhões de trabalhadores, mais de dois terços da força de trabalho do país.

Vários grupos empresariais e 27 estados liderados por conservadores processaram o governo Biden para anular a medida. No final, seis dos nove juízes da Suprema Corte decidiram que o governo federal não tinha autoridade suficiente para emitir tal ordem.

Em contraste, a Suprema Corte autorizou outra ordem de Biden para vacinar profissionais em mais de 50 mil estabelecimentos de saúde dos EUA, aqueles que recebem subsídios federais dos programas Medicare ou Medicaid e onde trabalham cerca de 17 milhões de pessoas.

Os EUA são o país do mundo mais afetado pela pandemia em termos absolutos, com mais de 72 milhões de casos de Covid-19 e mais de 871 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

*EFE

Leia também1 Caso Henry: Advogado do goleiro Bruno assume defesa de Jairinho
2 PTB convida ministra Damares Alves para se filiar ao partido
3 Biden 'não tem intenção' de enviar tropas dos EUA à Ucrânia
4 Jefferson terá que indenizar Manuela D'Ávila em R$ 10 mil
5 FHC "esnoba" Lula e reafirma apoio à candidatura de Doria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.