Leia também:
X Chernobyl americano: Entenda o ocorrido com trem nos EUA

Biden está bem de saúde e “apto” para Presidência, diz médico

Presidente dos EUA foi submetido a exames, nesta quinta-feira

Pleno.News - 17/02/2023 09h20 | atualizado em 17/02/2023 11h43

Presidente dos EUA, Joe Biden Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está bem de saúde e “apto” para continuar a exercer suas funções na presidência, segundo garantiu, nesta quinta-feira (16), o seu médico.

– O presidente Biden é um homem de 80 anos saudável, vigoroso e apto a desempenhar com sucesso as funções da Presidência, incluindo as funções de chefe do Executivo, chefe de Estado e comandante-em-chefe – afirmou o médico da Casa Branca, Kevin O’Connor.

Biden, o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, foi submetido a vários exames médicos, nesta quinta, no Hospital Walter Reed, em Bethesda (Maryland). A unidade de saúde fica nos arredores de Washington e, tradicionalmente, recebe presidentes e primeiras-damas.

Os médicos submeteram Biden a exames físicos, neurológicos, odontológicos e oftalmológicos, além de testes gastrointestinais.

No relatório, O’Connor mencionou que Biden tem problemas leves com refluxo ácido, que o faz pigarrear com mais frequência quando está falando ou lhe provoca tosse, sintomas que se acentuam após as refeições.

O médico também comentou que o presidente americano sofre de artrite e que a fratura que sofreu em 2020 em um dos pés o faz andar com rigidez.

Finalmente, de acordo com O’Connor, “um exame neurológico detalhado” demonstrou que Biden não sofreu nenhum distúrbio nos últimos meses, como esclerose múltipla, Parkinson ou derrame cerebral.

Os resultados do exame médico de Biden são divulgados no momento em que crescem os rumores sobre a possibilidade de que o atual presidente anuncie em breve sua campanha para a reeleição em 2024.

Diferentes pesquisas mostram que os eleitores democratas estão preocupados com a idade de Biden, enquanto alguns republicanos usam esse fator para atacá-lo e questionar se deveria continuar liderando o país.

A última vez em que Biden havia passado por um exame médico foi em novembro de 2021. Em seguida, foi anestesiado para fazer uma colonoscopia e a vice-presidente, Kamala Harris, assumiu a Presidência naquele breve período de 85 minutos.

Dessa forma, Harris fez história como a primeira mulher a assumir a Presidência americana, ainda que temporariamente.

*EFE

Leia também1 Aos 80 anos, Biden fará exame antes de anunciar candidatura
2 Chernobyl americano: Entenda o ocorrido com trem nos EUA
3 Estudantes de Ohio saem para evangelizar após Asbury
4 Segundo trem com carga tóxica descarrila nos EUA
5 Bruce Willis recebe diagnóstico de demência frontotemporal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.