Leia também:
X Grande incêndio em Israel faz centenas abandonarem casas

Joe Biden envia condolências ao povo do Haiti e promete apoio

"Estou triste pelo devastador terremoto que ocorreu", disse o democrata

Pleno.News - 15/08/2021 15h16 | atualizado em 15/08/2021 15h28

Presidente Joe Biden Foto: EFE/Chris Kleponis

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se manifestou publicamente, neste sábado (14), sobre o terremoto registrado hoje no Haiti, dando condolências para a população do país e prometendo ajuda para atender as necessidades de reconstrução.

– Em um momento que já era difícil para o povo do Haiti, estou triste pelo devastador terremoto que ocorreu nesta manhã em Saint-Louis du Sud – disse.

O chefe de governo americano se pronunciou por meio de comunicado.

– Enviado nossas mais sentidas condolências a todos aqueles que perderam um ente querido ou viram como suas casas ou negócios estavam destruídos – completou Biden.

O chefe de governo dos EUA relembrou na nota que autorizou “resposta imediata” ao terremoto de 7,2 graus na escala Richter ocorrido no Haiti, como havia sido divulgado pela Casa Branca, em um outro comunicado.

– O presidente autorizou uma resposta imediata dos Estados Unidos e nomeou a diretora da Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento), Samantha Power, como alta funcionária americana encarregada de coordenar este esforço – indicou a nota emitida.

A representante do governo dos EUA para a catástrofe informou que a Usaid já tinha uma equipe de especialistas no terreno, avaliando os estragos e as necessidades, para permitir a resposta necessária.

Biden garantiu que este grupo “apoiará os esforços para quantificar os danos e resgatar àqueles que ficaram feridos, além de ajudar os que agora precisarão reconstruir”.

– Os Estados Unidos segue sendo um amigo próximo e duradouro do povo do Haiti – garantiu o presidente americano.

O Serviço de Defesa Civil do país caribenho, por sua vez, divulgou que 227 mortes já tinham sido confirmadas em decorrência do terremoto registrado às 8h29 pela hora local (9h29 de Brasília), a cerca de 12 quilômetros da localidade de Saint-Louis du Sud, com o epicentro de dez quilômetros de profundidade.

*EFE

Leia também1 Talibã toma poder em Cabul após presidente deixar o Afeganistão
2 Haiti sofre novo terremoto após 1° tremor deixar 304 mortos
3 Aos 75 anos, morre Gerd Muller, lenda da seleção da Alemanha
4 Forte terremoto provoca mortes e deixa feridos no Haiti
5 China insiste que outros países sejam investigados sobre vírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.