Leia também:
X Biden: Haverá 3ª guerra se a Rússia invadir território da Otan

Biden diz que Rússia está isolada e culpa Putin por inflação

EUA registraram 7,9% de inflação nos últimos12 meses, maior valor em 40 anos

Henrique Gimenes - 11/03/2022 16h30 | atualizado em 11/03/2022 17h05

Presidente dos EUA, Joe Biden Foto: EFE/EPA/Michael Reynolds/POOL

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, nesta sexta-feira (11), que o país e seus aliados aumentaram a pressão econômica contra o presidente Vladimir Putin e isolaram a Rússia internacionalmente. Em discurso, em uma conferência de deputados democratas, o líder apontou que os “europeus têm vulnerabilidades diferentes das nossas”, como no caso do petróleo. E lembrou que a dependências das exportações russas são bem distintas nos dois casos.

Segundo Biden, sua postura junto a tais líderes foi a de não exigir que fizessem os mesmos esforços que os EUA, mas que agissem dentro de suas capacidades.

Entre os impactos na economia russa, o presidente citou desvalorização do rublo, a bolsa de Moscou fechada e agências de classificação de risco considerando a Rússia como “junk”. Além disso, Biden disse que a assistência oferecida foi “crítica” para a segurança da Ucrânia.

De acordo com ele, Putin pensava que poderia dividir a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas falhou. Biden afirmou ainda que os EUA defenderão cada pedaço do território da Otan. Pois possuem “obrigação sagrada” com o Artigo 5, da Aliança, que trata sobre defesa mútua em caso de agressão externa.

– Putin é uma grande razão para a inflação, e a invasão da Ucrânia aumentou preços – explicou Biden, especialmente mencionando a alta da gasolina.

Segundo o presidente, apesar de buscar aumentar a produção de petróleo no país, o governo segue “fazendo grande esforço para combater mudanças climáticas”.

Outra razão para a inflação foi a pandemia, segundo Biden.

A Covid-19 levou a problemas na cadeia de fornecimento e aumentou a demanda por bens, de acordo com o presidente. Um terço da inflação nos EUA foi por causa desses fatores, afirmou o democrata.

Em virtude do um ano do American Rescue Plane, Biden celebrou os resultados dos investimentos. Segundo ele, foram gerados 4 milhões de empregos adicionais pelas medidas. Assim, o desemprego ficou dois pontos porcentuais abaixo do que seria sem sua aplicação.

De acordo com o presidente, o plano não causou inflação, contribuindo com apenas 0,3 ponto percentual para a alta dos preços.

*AE

Leia também1 Inflação dos EUA alcança 7,9%, o maior valor em 40 anos
2 Biden: Haverá 3ª guerra se a Rússia invadir território da Otan
3 Rússia diz que EUA financiaram pesquisa sobre armas biológicas na Ucrânia
4 Estado Islâmico confirma morte de seu líder e anuncia sucessor
5 Rússia dá 'ultimato' e ameaça nacionalizar multinacionais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.