Leia também:
X Governo do Brasil diz que irá enviar ajuda para Turquia e Síria

Biden diz não saber se banirá TikTok e garante não ter o app

FBI já levantou preocupações de que plataforma pode ser usada por Pequim para espionagem

Pleno.News - 07/02/2023 09h43 | atualizado em 07/02/2023 11h24

Joe Biden Foto: EFE/EPA/JIM WATSON / POOL

Nesta segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que ainda não tomou uma decisão sobre a proibição do uso do TikTok, de propriedade da empresa chinesa ByteDance. O democrata garantiu que não possui o aplicativo em seu telefone.

– Não sei, mas sei que não tenho no meu celular – afirmou Biden.

A declaração foi em resposta a perguntas da imprensa, que foram feitas quando Biden chegou à Casa Branca, após passar o final de semana na residência presidencial de Camp David, em Maryland.

O uso do TikTok é proibido em dispositivos móveis usados ​​por funcionários do governo; inclusive, os utilizados ​​pelo presidente.

Em dezembro, o Congresso americano aprovou uma lei nesse sentido, mas vários legisladores democratas e republicanos querem ir além, sugerindo que o aplicativo deveria ser totalmente banido do país, para que os americanos não possam baixá-lo ou receber atualizações.

O FBI também levantou preocupações de que o TikTok possa ser usado por Pequim para espionagem, já que o aplicativo pertence a uma empresa chinesa.

A China tem leis de segurança que podem forçar as empresas de tecnologia a compartilhar dados com seus serviços de inteligência, mas o TikTok e outras empresas garantem que essas preocupações são absurdas e que os dados estão seguros com eles.

Localmente, alguns estados como Alabama, Virgínia e Tennessee restringiram o uso do TikTok em instituições governamentais, enquanto territórios como Indiana entraram com ações judiciais contra a ByteDance por supostamente permitir a espionagem chinesa.

O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, anunciou, na segunda-feira, um novo plano para proibir o uso do TikTok nos dispositivos de todos os funcionários que trabalham para o estado, incluindo aqueles que trabalham como contratados, em mais um passo nas restrições anunciadas nos últimos meses.

O ex-presidente Donald Trump chegou a tentar impor um veto ao TikTok. Depois de uma longa batalha legal, o plano não se concretizou.

O TikTok tem mais de 80 milhões de usuários nos Estados Unidos e em pouco tempo se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente entre os adolescentes.

*EFE

Leia também1 Fifa se diz "em orações" após terremoto na Turquia e Síria
2 China diz ser origem de balão detectado na América Latina
3 China responde a derrubada de "balão espião" pelos EUA
4 Senador da Flórida: Bolsonaro pode ficar o tempo que quiser
5 EUA derrubam balão chinês acusado de espionagem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.