Biden desmente aliado e diz que não irá impor confinamento
Membro de sua equipe chegou a ventilar a possibilidade de lockdown no país
Pleno.News - 19/11/2020 21h46

O democrata Joe Biden disse nesta quinta-feira (19) que não imporia um bloqueio nacional para combater a pandemia de Covid-19, apesar do aumento de casos no país.
– Não vejo nenhuma circunstância que exija uma paralisação nacional total. Acho que seria contraproducente. Não vou parar a economia, ponto final. Vou parar o vírus – disse Biden, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, a jornalistas.
Biden participou de reunião com governadores em Wilmington, no estado de Delaware, para discutir a resposta à crise, garantindo que seguirá as recomendações dos cientistas.
– Repito, sem confinamento nacional. Porque cada região, cada comunidade, pode ser diferente – reforçou.
Biden tem enfrentado questões sobre uma suposta paralisação nacional para tentar controlar o vírus depois que um dos membros de sua força-tarefa cogitou a possibilidade em uma entrevista. Mas Biden e outros membros disseram que a proposta não está na mesa e não é a melhor opção para enfrentar a pandemia.
Não há medidas nacionais de confinamento em vigor nos Estados Unidos, mas, conforme as infecções disparam, estados e cidades têm imposto restrições, desde confinamento em residências e fechamento de escolas até a limitação do tamanho das reuniões.
Os EUA registram mais de 251 mil mortes e mais de 11,6 milhões de infecções por covid-19, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.
*Estadão com agências internacionais
Leia também1 Campanha pede recontagem parcial de votos no Wisconsin
2 No Oriente Médio, secretário dos EUA defende liberdade religiosa
3 Campanha de Trump recua em ação aberta contra Pensilvânia
4 Trump diz que recontagem de votos na Geórgia é falsa
5 Trump critica decreto que torna impossível verificar cédulas