Leia também:
X Porta-voz destaca compromisso de Biden com direito ao aborto

Biden: Casos de Covid caem pela 1ª vez nos 50 estados dos EUA

"O progresso é inegável, mas ainda não terminamos", disse o presidente americano

Pleno.News - 17/05/2021 15h54 | atualizado em 17/05/2021 16h42

Joe Biden, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/KEVIN DIETSCH / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (17) que, pela primeira vez durante a pandemia, houve queda nos números de casos de Covid-19 nos 50 estados do país. Ele ressaltou que 60% da população adulta já recebeu ao menos uma dose de vacina contra a doença.

O “progresso é inegável, mas ainda não terminamos”, advertiu o presidente norte-americano, que fez um novo apelo à população para que se vacine.

– Você pode se proteger sendo vacinado ou pode se preocupar [com o contágio] usando máscara até ser vacinado – disse Biden durante discurso na Casa Branca.

O político também advertiu que, nos estados onde a vacinação está avançando menos, existe o risco de que os bons dados agora registrados possam piorar novamente e frisou que será uma “tragédia desnecessária” ver aqueles que resistem à imunização acabarem infectados.

Depois de destacar o fato de que 60% da população adulta já recebeu ao menos uma dose da vacina, Biden afirmou que a “luz no final do túnel” está ficando “mais brilhante” a cada dia.

Alguns dias depois de o Centro de Controle de Doenças (CDC) anunciar que a máscara não é necessária para aqueles que estão totalmente vacinados, Biden falou sobre esta decisão que gerou controvérsia no país. Ele disse que há duas maneiras de se proteger: a pessoa se vacinando ou usando máscara. E falou que compreende que há aqueles que, mesmo após a vacinação, querem continuar a usá-la.

– Sejamos todos gentis e respeitosos uns com os outros e, enquanto saímos desta pandemia, respeitemos aqueles que querem continuar usando máscaras, mesmo que estejam vacinados – acrescentou o presidente.

Biden pediu o esforço de todos para que seja alcançada a meta de vacinar 70% dos adultos com pelo menos uma dose de imunizante anticovid até a celebração do Dia da Independência do país, em 4 de julho.

O presidente dos EUA comentou ainda o anúncio feito pela Casa Branca de doação de 20 milhões de doses de imunizantes da Pfizer, da Moderna e da Janssen, com as 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca que não serão utilizadas.

Essa será a maior doação feita por um país, [um número] cinco vezes superior à de qualquer outro, ressaltou Biden, além de garantir que os EUA continuarão a ter vacinas suficientes para imunizar seus cidadãos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Porta-voz destaca compromisso de Biden com direito ao aborto
2 EUA: Suprema Corte revisará lei do aborto no Mississipi
3 Carro explode após homem usar álcool em gel e acender cigarro
4 Biden diz que EUA precisam de infraestrutura confiável
5 Câmara dos EUA vai instaurar a ‘CPI da invasão ao Capitólio’

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.