Leia também:
X Rússia anuncia retirada de seus diplomatas da Ucrânia

Biden anuncia sanções à Rússia e o envio de tropas da Otan

Medida ocorre após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer a independência de duas regiões da Ucrânia

Pleno.News - 22/02/2022 17h43 | atualizado em 22/02/2022 18h02

Presidente dos EUA, Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, em pronunciamento nesta terça-feira (22), a primeira leva de sanções aplicadas por seu governo à Rússia, após o presidente desta nação, Vladimir Putin, reconhecer a independência de duas regiões no leste da Ucrânia e ordenar a entrada de tropas russas no local.

De acordo com Biden, os EUA vão impor “sanções bloqueadoras” aos bancos VEB e ao banco militar da Rússia, além de cortar o financiamento ocidental da dívida soberana do país junto aos aliados europeus.

Segundo o presidente norte-americano, Putin “explicitamente ameaçou guerra” caso o Ocidente não siga suas demandas de segurança “extremas” e “atacou diretamente o direito de existir da Ucrânia”, por isso a comunidade internacional deve responder firmemente, na sua visão.

Para Biden, Putin “afirmou bizarramente” a independência das autoproclamadas República Popular de Donetsk e Luhansk, de maioria étnica russa e que vivem separadas do resto da Ucrânia desde o último conflito em 2014.

Biden disse acreditar que a Rússia escalará as agressões no Leste Europeu, o que será respondido com mais sanções ou a ampliação das que já foram definidas, segundo ele.

Aumento de presença militar
Os EUA ainda decidiram aumentar a presença militar na região ao redor para proteger o território de membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo Biden, a medida não tem caráter ofensivo.

Diálogo e ações
O mandatário norte-americano também afirmou que os EUA e aliados estão dispostos a dialogar de forma diplomática com a Rússia, desde que as conversas sejam “sérias”.

Segundo Biden, a Rússia será “julgada por suas ações, e não por suas palavras”.

O presidente dos EUA também disse que a Casa Branca monitora os eventuais impactos das sanções no suprimento de energia do país.

*AE

Leia também1 Rússia anuncia retirada de seus diplomatas da Ucrânia
2 Na ONU, Brasil pede que Rússia retire tropas da Ucrânia
3 Putin diz que Rússia está pronta para 'desmilitarizar a Ucrânia'
4 'Acordos de paz com a Ucrânia não existem mais', afirma Putin
5 Ucrânia pede que Brasil condene decisão russa sobre separatistas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.