Leia também:
X Comandante admite possível falha da Inteligência dos EUA sobre guerra

Bélgica expulsa 21 diplomatas russos por suposta espionagem

Afetados pela decisão devem deixar o país europeu dentro de 15 dias

Pleno.News - 29/03/2022 14h53 | atualizado em 29/03/2022 15h01

Bélgica decidiu expulsar diplomatas russos Foto: Pixabay

O governo da Bélgica decidiu expulsar, nesta terça-feira (29), ao menos 21 pessoas credenciadas como diplomatas na Embaixada da Rússia, em Bruxelas, e no Consulado-Geral da Rússia, na Antuérpia, por envolvimento em supostas operações de espionagem e influência que ameaçam a segurança belga. Os afetados pela decisão devem deixar a Bélgica dentro de 15 dias.

– Esta decisão não é uma sanção, está apenas ligada à nossa segurança nacional. Os canais diplomáticos permanecem abertos com a Rússia, a embaixada russa pode continuar funcionando e continuamos defendendo o diálogo – disse a ministra das Relações Exteriores, Sophie Wilmès.

A medida foi adotada em coordenação com a Holanda, que anunciou, também nesta terça, a expulsão de 17 “oficiais de inteligência” de Moscou que estavam ligados às representações russas na Holanda “sob cobertura diplomática”. Como as autoridades belgas, os holandeses argumentaram que a presença dos oficiais no país era “uma ameaça à segurança nacional”.

Em uma breve mensagem, o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Wopke Hoekstra, explicou que a medida foi tomada em coordenação com outros países “com a mesma opinião” e foi realizada “no contexto da segurança nacional”.

A detecção desses agentes foi fundamentada em informações do Serviço Geral de Inteligência e Segurança (AIVD) e do Serviço Militar de Inteligência e Segurança (MVID) da Holanda.

*EFE

Leia também1 Comandante admite possível falha da Inteligência dos EUA sobre guerra
2 Republicanos filia ministros Tarcísio Freitas e Damares Alves
3 Bolsonaro debocha da esquerda: "Cuidado, vão criar o Bolsofeias"
4 Elon Musk pensa em criar rede social para defender liberdade
5 Pastor Poncio rebate acusações de que não dá suporte a Josué

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.