Leia também:
X EUA: Homem ameaça explodir Capitólio, e área é evacuada

Bandeira afegã desafia o Talibã no Dia da Independência do país

Dia foi marcado pelas comemorações do 102º aniversário da independência do país do Império Britânico

Pleno.News - 19/08/2021 15h42 | atualizado em 19/08/2021 16h28

Bandeira afegã desafia o Talibã no Dia da Independência do país Foto: EFE/EPA/STRINGER

Nesta quinta-feira (19), a bandeira tricolor do Afeganistão desafiou o Talibã durante as comemorações do 102º aniversário da independência do país do Império Britânico, um emblema que se tornou um símbolo de unidade e resistência contra a bandeira branca dos insurgentes.

Esta é a primeira comemoração da independência em duas décadas com o retorno do Talibã ao poder, depois que ele tomou Cabul no último domingo sem encontrar resistência, enquanto o presidente Ashraf Ghani fugia do país.

Apesar do medo dos talibãs, lembrados pela brutalidade com que impuseram seu regime, o país testemunhou nesta quinta-feira alguns protestos de civis que se opõem à substituição da bandeira tricolor do Afeganistão pela bandeira branca que identifica o Talibã e seu Emirado Islâmico.

Em Cabul, centenas de pessoas foram às ruas agitando o que até agora foi a bandeira nacional do país, desafiando a presença dos combatentes que guardam as ruas da capital afegã.

Uma caravana de carros atravessou partes da cidade gritando “Viva o Afeganistão!”, com uma gigantesca bandeira tricolor que se estendia por dezenas de metros acima das cabeças dos manifestantes, feito impensável no primeiro período do regime talibã.

– A bandeira nacional é a nossa identidade nacional – disse Ali Khan à Agência EFE.

Manifestações semelhantes ocorreram nos últimos dias nas cidades de Jalalabad, Khost e Taleqan.

A bandeira tricolor afegã, com três listras verticais em preto, vermelho e verde, esteve presente no Afeganistão, com algumas modificações em seu escudo central, ao longo da história do país, especialmente nos últimos 20 anos, após a queda do regime talibã em 2001.

No entanto, o Talibã desafiou este símbolo do país, substituindo-o pela bandeira branca inscrita com a Shahada, a declaração de fé islâmica, que representa seu Emirado Islâmico.

O Talibã também celebrou nesta quinta a independência de seu país em relação ao Império Britânico. Essa celebração ocorre num momento em que os insurgentes comemoram sua vitória sobre outra “superpotência arrogante”, após a retirada dos EUA do país.

– Hoje comemoramos o aniversário de nossa independência do domínio britânico, assim como derrotamos outra superpotência arrogante, os Estados Unidos. Com nossa resistência, os forçamos a se retirar do território sagrado do Afeganistão – disseram os insurgentes, em um comunicado.

Ao longo dos séculos, “três impérios arrogantes foram derrotados e expulsos de nossa terra pelos muçulmanos afegãos”, comemoram os talibãs, referindo-se ao fim do primeiro domínio britânico, depois da invasão soviética.

*EFE

Leia também1 Talibã constrange Joe Biden ao exibir armas e tanques dos EUA
2 Jornalista que chamou membros do Talibã de 'amigáveis' é repreendida por eles
3 Afeganistão: Cidadãos entregam criança a exército americano
4 EUA acusam Talibã de barrar saída de afegãos do Afeganistão
5 Biden previa controle do Talibã no Afeganistão só no fim do ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.