Áustria desconfia de homem que pediu asilo por ser gay
Autoridades avaliaram o comportamento do iraquiano e negaram o pedido
Camille Dornelles - 24/08/2018 10h47 | atualizado em 24/08/2018 11h33

Autoridades da Áustria negaram, nesta quinta-feira (23), um pedido de asilo a um refugiado iraquiano. Elas desconfiam que o cidadão Firas, de 27 anos, não revelou o motivo real para o pedido. Ele declarou ser homossexual e que essa condição o coloca em risco de vida em seu país.
No entanto, os avaliadores do pedido, do Escritório Federal para Estrangeiros e Asilo (BFA, na sigla em alemão), desconfiaram de uma postura “não autêntica” nem “crível” do requerente. Assim, negaram o pedido. Os funcionários do BFA declararam que sua postura foi “muito afeminada”, em desconformidade com seu relato.
– A maneira de caminhar do senhor, sua atitude e sua forma de se vestir não deixam entrever em absoluto que o senhor possa ser homossexual. Ao não sê-lo, o senhor não tem nada que temer se retornar ao Afeganistão – afirmou a agência austríaca em documento enviado ao jovem.
Firas negou ter outro motivo para pedir asilo, mas disse que sua homossexualidade não é conhecida nem por sua família. Esse foi o segundo pedido negado pela Áustria por suspeitas do uso da homossexualidade como pretexto.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Brasil goleia sobre a Áustria em último jogo antes da Copa
2 União Europeia quer reduzir a zero a taxa de imigração ilegal
3 Turista tenta levar granada de "lembrança" e causa pânico