Ator de Narcos se torna o novo primeiro-ministro do Peru

Salvador del Solar é advogado e tem vasta carreira política

Pleno.News

O ator e diretor Salvador del Solar, de 48 anos, tomou posse como primeiro-ministro do Peru nesta segunda-feira (11). Ele, que ficou conhecido por sua atuação na série Narcos como padre Sobrino, já tinha uma vasta carreira política no currículo.

Del Solar foi ministro da Cultura do ex-presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski. Enquanto Del Solar ocupava este posto, foi revelado o megaescândalo de corrupção envolvendo o grupo brasileiro Odebrecht no país. O braço peruano da operação Lava Jato comprometeu os ex-presidentes Alejandro Toledo, Alan García, Ollanta Humala e o próprio Kuczynski.

Leia também

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, Del Solar pediu, na época, respeito à ordem jurídica e a investigação “até as últimas consequências de qualquer pessoa ou instituição que possa ter tido algo a ver com a corrupção”. Ele renunciou ao cargo em dezembro de 2017.

O novo premiê é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Na vida de ator, ele também se destacou por seus papéis em Pantaleão e as Visitadoras e Magallanes, filme indicado a diversas premiações em 2015.

A cerimônia de posse de Del Solar foi no Palácio de Governo de Lima, junto com o presidente Martín Vizcarra.

*Com informações da Agência EFE

Mais Lidas