Ataque russo na Ucrânia mata civis horas após reunião de paz
Drone atingiu um ônibus na região de Sumy
Pleno.News - 17/05/2025 12h25 | atualizado em 19/05/2025 18h09

Um drone russo atingiu neste sábado (17) um ônibus que evacuava civis de uma área de linha de frente na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, matando nove pessoas e ferindo sete, disseram autoridades ucranianas. O ataque ocorreu poucas horas depois de Moscou e Kiev realizarem as primeiras negociações diretas de paz em anos, as quais não resultaram em um cessar-fogo.
O governador local, Oleh Hryhorov, e a polícia nacional da Ucrânia informaram que o ataque ocorreu em Bilopillia, uma cidade a cerca de dez quilômetros da fronteira com a Rússia. A Associated Press não conseguiu verificar a informação de forma independente e não houve comentários imediatos de Moscou.
O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, descreveu o ataque como “assassinato deliberado de civis”. Ele afirmou em uma publicação no aplicativo de mensagens Telegram que “os russos dificilmente poderiam ignorar o tipo de veículo que estavam atingindo”.
Zelenski lamentou a oportunidade perdida nas negociações desta sexta-feira (16), dizendo que “a Ucrânia há muito propõe um cessar-fogo total e incondicional para salvar vidas”.
– A Rússia apenas mantém a capacidade de continuar matando – acrescentou Zelenski.
Em Bilopillia, foi declarado luto oficial até segunda-feira (19), com o chefe da comunidade local, Yurii Zarko, chamando o dia de “Sábado Negro”.
O veículo de comunicação local Suspilne informou que os passageiros do ônibus estavam sendo evacuados da cidade quando o acidente ocorreu. As autoridades estão trabalhando para identificar algumas das vítimas, em sua maioria idosas.
Os feridos foram levados para um hospital em Sumy, a capital regional, e três pessoas estão em estado grave.
Na manhã deste sábado, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas forças atingiram uma área de concentração militar na região de Sumy, cerca de 50 quilômetros a sudeste de Bilopillia, sem mencionar quaisquer outros ataques ocorridos no local.
Não está claro como o ataque deste sábado pode afetar os esforços de paz.
*AE
Leia também1 Negociações de paz entre Rússia e Ucrânia acabam em menos de 2h
2 Medo da Rússia leva países a comprarem sistemas de Israel
3 Lula é convidado para o G7 e pode encontrar Trump pela 1ª vez
4 Donald Trump diz estar disposto a se reunir com Vladimir Putin
5 No Paraguai, líderes de todo o mundo alertam sobre censura