Leia também:
X EUA decretam sanções contra primeira-dama da Nicarágua

Assessor de Trump vê “grande oportunidade” com Bolsonaro

John Bolton se encontrará com o futuro líder brasileiro nesta quinta-feira

Jade Nunes - 28/11/2018 08h44 | atualizado em 28/11/2018 09h42

Jair Bolsonaro se encontrará com o assessor de Trump, John Bolton Foto: EFE/Joédson Alves

O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, classificou nesta terça-feira (27) a eleição de Jair Bolsonaro como uma “oportunidade histórica” para as relações com o Brasil, dois dias antes de se reunir, no Rio de Janeiro, com o próximo presidente do país.

– Meu encontro com o presidente eleito Bolsonaro é um resultado da ligação do presidente Trump para parabenizá-lo na própria noite da eleição (em 28 de outubro) – declarou Bolton em entrevista coletiva na Casa Branca.

– Eles tiveram uma ligação telefônica realmente extraordinária, e acredito que desenvolveram uma relação pessoal, ainda que remotamente – acrescentou.

Bolton ressaltou que Trump foi “o primeiro líder estrangeiro a ligar para Bolsonaro” após a vitória no segundo turno, e disse que os dois governantes podem levar a relação bilateral a um novo nível.

– Encaramos como uma oportunidade histórica para que o Brasil e os Estados Unidos trabalhem juntos em uma série de áreas, como economia, segurança e outras – afirmou.

Bolton disse que deve ouvir “quais são as prioridades do presidente eleito, tentar responder a elas” e repassar as “opiniões do presidente Trump” para que, quando Bolsonaro chegar ao poder, em janeiro, “os dois líderes possam começar a trabalhar com parte do trabalho feito”.

Bolton e Bolsonaro devem conversar sobre uma possível “estratégia regional sobre as crises criadas pelos regimes de Cuba e Venezuela”, conforme disse à Agência Efe uma fonte da Casa Branca.

Os dois também debaterão “uma estratégia regional para lidar com a influência política e econômica da China” na América Latina, sobre a qual os EUA aumentaram recentemente as críticas.

Na agenda também estão possíveis passos para “expandir as relações de comércio, investimento e negócios” entre EUA e Brasil, assim como para “melhorar a segurança energética regional”, acrescentou a fonte, que pediu anonimato.

Bolton visitará o Rio de Janeiro a caminho da cúpula de líderes do G20, que será realizada na sexta-feira e no sábado em Buenos Aires, com a presença de Trump.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 EUA decretam sanções contra primeira-dama da Nicarágua
2 Nos EUA, Eduardo Bolsonaro busca melhorias para o Brasil
3 Crise na Nicarágua pode ter causado mais de 500 mortes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.