Leia também:
X Apresentadora compara cristãos de direita ao Talibã

Argentina: Novos vídeos de festa do presidente agravam polêmica

Vídeos de festa de aniversário da primeira-dama do país mostram até o momento em que presidente tosse

Paulo Moura - 20/08/2021 07h13 | atualizado em 20/08/2021 09h48

Grupo presente na festa de aniversário da primeira-dama da Argentina Foto: Reprodução/Twitter

Vídeos da polêmica festa clandestina de aniversário da primeira-dama da Argentina, Fabiola Yañez, com a participação do presidente Alberto Fernández, foram divulgados nos últimos dias pelo próprio governo argentino como uma estratégia de esgotar o assunto rapidamente. O assunto, porém, tem causado ainda mais revolta na população do país.

Segundo uma sondagem da consultoria Management & Fit, 76,1% dos entrevistados consideram que o episódio da festa clandestina na residência oficial é um caso “grave ou muito grave”. Além disso, 60,2% consideram que o episódio merece ter consequências.

De acordo com a imprensa local, a pressa em esgotar o assunto explica-se pelas eleições primárias do próximo 12 de setembro, quando os argentinos irão às urnas para elegerem os candidatos para as eleições legislativas de 14 de novembro. As primárias na Argentina costumam funcionar como um primeiro turno.

Os vídeos divulgados são de momentos da festa realizada no dia 14 de julho do ano passado, no aniversário da primeira-dama, quando a Argentina vivia sob um decreto elaborado e assinado pelo próprio presidente, por meio do qual se determinava um forte isolamento social, a proibição de circulação para pessoas cujos trabalhos não fossem essenciais e a proibição de qualquer reunião social.

Nos vídeos, nenhum dos convidados exibe máscaras e tampouco mantém distanciamento social. Em um determinado trecho, ouve-se até o próprio presidente argentino tossindo. As imagens comprovam, sem deixar dúvidas, que o evento foi um jantar na residência oficial com vinho, bolo de aniversário e champanhe.

Os vídeos compartilhados pelo governo, porém, parecem ter sido cuidadosamente editados, com cortes nos momentos em que as imagens indicariam trocas de beijos e abraços da aniversariante com os convidados. Por conta do fato, a oposição entrou com um pedido de impeachment contra Fernández por mal desempenho e eventuais delitos durante o exercício das suas funções.

OUTRA FESTA CLANDESTINA
Em outro episódio que também foi revelado nos últimos dias, o presidente aparece na residência oficial numa comemoração, em dezembro do ano passado, com mais de 50 convidados, todos legisladores da sua coligação.

O evento, inclusive, motivou um pedido de investigação por parte da oposição porque vários dos legisladores que aparecem na festa teriam alegado ser do grupo de risco para não participarem, um dia antes, de uma sessão no plenário da Câmara de Deputados.

Leia também1 Apresentadora compara cristãos de direita ao Talibã
2 Silvio Santos "deu trabalho" no hospital e quis sair de avental
3 Damares expõe deputado do PT que zombou de caso de abuso
4 Lojas Renner sofre ataque de hackers e site sai do ar
5 Barroso: 'Democracia tem espaço para conservadores, não ódio'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.