Leia também:
X PIB dos EUA encolhe 0,9% e país entra em recessão técnica

Argentina faz troca e terá 3° ministro da Economia em 1 mês

Novo chefe da pasta econômica será o advogado Sergio Massa, um dos políticos mais conhecidos do país

Pleno.News - 29/07/2022 10h47 | atualizado em 29/07/2022 11h10

Presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: EFE/José Méndez

O governo da Argentina anunciou nesta quinta-feira (28) que o advogado Sergio Massa, um dos políticos mais conhecidos do país e até agora presidente da Câmara dos Deputados, será o novo ministro da Economia. Ele é a terceira pessoa a ocupar o cargo, em menos de um mês, e sua pasta incluirá também as áreas de Desenvolvimento Produtivo e Agricultura.

Um comunicado oficial indica que o presidente Alberto Fernández “decidiu reorganizar as áreas econômicas de seu gabinete para um melhor funcionamento, coordenação e gestão”, para o que “serão unificados os ministérios da Economia, Desenvolvimento Produtivo e Agricultura, Pecuária e Pesca, incluindo também as relações com organizações de crédito internacionais, bilaterais e multilaterais”.

– O novo ministério ficará a cargo de Sergio Massa, atual presidente da Câmara dos Deputados, tão logo seja resolvido seu afastamento de sua posição – acrescenta o texto publicado.

Massa, de 50 anos, substituirá Silvina Batakis, que assumiu o cargo em 4 de julho após a renúncia de Martín Guzmán em meio a fortes tensões políticas dentro da coalizão governista, uma mudança que provocou forte turbulência nos mercados de ações e de câmbio do país.

Embora, até agora, esta semana tenha sido marcada por uma relativa calma nas diferentes cotações do dólar – após as oscilações das semanas anteriores -, Batakis não conseguiu estabilizar os mercados. A substituição por Massa ocorre pouco depois de Batakis chegar dos Estados Unidos, onde foi se encontrar com a diretora-gerente do FMI e investidores e autoridades americanas.

Na terça (26), a ainda ministra estava convencida de que a Argentina poderá enfrentar as condições do acordo com o Fundo, apesar de muitos economistas considerarem praticamente impossível.

*EFE

Leia também1 Desemprego cai para 9,3% e tem menor taxa em sete anos
2 Brasil tem primeiros casos de crianças com varíola do macaco
3 Faltam 15 dias! Marcha para Jesus levará fé para ruas do RJ
4 Blogueira que mandou 'assustar' o ex é indiciada por latrocínio
5 Lula articula apoio de Bivar e de Janones no primeiro turno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.