Leia também:
X Cientistas descobrem nova possível cura do Alzheimer

Argentina: Começa a 4ª greve geral contra governo de Macri

Cidadãos protestam contra a política econômica do presidente

Jade Nunes - 25/09/2018 11h34

A quarta greve geral contra a política econômica do governo de Mauricio Macri, convocada pela principal central sindical da Argentina, começou à 0h (hora local) desta terça-feira (25) e vai durar todo o dia.

Esta medida, promovida pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), visa protestar contra os ajustes do governo em meio à crise que afeta o país pela desvalorização abrupta do peso argentino registrada desde o final de abril, a alta inflação e a queda da atividade econômica.

Desde o final da tarde de segunda (24), as seis linhas do metrô de Buenos Aires estavam completamente paralisadas, aderindo a greve e não funcionarão novamente até esta quarta (26).

Hoje os trens e ônibus urbanos também não funcionarão e dificilmente haverá táxis circulando pelas ruas.

Quanto aos aviões, é majoritária a adesão dos sindicatos de técnicos e pilotos; e as empresas como Aerolíneas Argentinas e Latam já anunciaram o cancelamento de seus voos domésticos, por isso sugeriram aos clientes que reprogramem suas viagens.

Nos hospitais públicos do país, devem funcionar os serviços mínimos para emergências; não haverá aulas nas escolas, nem atividade nos portos e os bancos ficarão com as portas fechadas durante todo o dia.

Os serviços de coleta de lixo e postos de combustível também serão afetados pela paralisação.

As greves anteriores de 24 horas promovidas contra o atual governo por parte da CGT aconteceram em abril e dezembro de 2017 e no final do último mês de junho.

O presidente argentino reiterou que este não é “um momento oportuno” para fazer uma nova greve, que segundo as estimativas terá um custo econômico de aproximadamente 31,6 bilhões de pesos argentinos (847,16 milhões de dólares), equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Liberal, premiê da Suécia é retirado do cargo por censura
2 Trump diz que 2ª reunião com Kim Jong-un será "em breve"
3 Trump apoiará Colômbia no combate ao narcotráfico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.