Leia também:
X Manifestantes jogam tinta em embaixador russo na Polônia

Argentina aumenta preço de combustíveis em 9%

Em fevereiro e março, os preços dos combustíveis já haviam subido 9% e 9,5% no país, respectivamente

Pleno.News - 09/05/2022 15h09 | atualizado em 09/05/2022 15h51

Argentina aumenta preço de combustíveis em 9% (Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (9), a estatal argentina YPF anunciou que irá aumentar o preço de venda de seus combustíveis básicos em uma média de 9%. Esse é o segundo aumento em menos de dois meses, segundo informaram fontes da empresa.

A YPF é a maior produtora e comercializadora de hidrocarbonetos da Argentina. Em comunicado, a companhia alegou que o aumento se destina a “evitar o aumento da diferença de preços que já existe com a concorrência”.

– Antes desse aumento, a diferença estava entre 7% e 12% e causou um aumento na demanda da rede da YPF, gerando escassez significativa de produtos em todo o seu sistema e impactando o nível de serviço em todos os seus clientes – disse a empresa.

Os preços da YPF servem de referência para companhias privadas que atuam no mercado argentino de combustíveis.

Em fevereiro e março, os preços dos combustíveis já haviam subido 9% e 9,5% no país, respectivamente.

Segundo a estatal, durante o mês de abril a procura por combustíveis no mercado doméstico “foi muito alta”, especialmente em relação ao diesel, que teve a “maior demanda da história”. Esses fatores levaram a empresa a adicionar 75% do volume adicional em comparação com março.

O aumento também está associado, de acordo com a empresa, à “evolução das variáveis que compõem o preço de varejo”, como a elevação dos custos associados ao refinanciamento e à comercialização, o encarecimento dos preços locais dos biocombustíveis produzidos por terceiros e o “aumento constante” dos preços internacionais daqueles combustíveis “que precisam ser importados para complementar a refinação local”.

– Após esse ajuste, continuaremos a monitorar a evolução das variáveis que afetam a formação dos preços, o comportamento da concorrência, sempre levando em consideração as particularidades do contexto macroeconômico do país e a realidade internacional – disse a YPF.

Esse novo aumento ocorreu em um contexto de forte aceleração do ritmo inflacionário no país sul-americano: os preços na Argentina tiveram em março deste ano um aumento de 55,1% em relação ao mesmo mês em 2021 e subiram 6,7% na comparação com fevereiro.

*EFE

Leia também1 Petrobras reajusta o preço do diesel, que irá subir 8,9%
2 Musk reage a pedido para que ele compre "OMS de Bill Gates"
3 Joe Biden e Bolsonaro negociam encontro em junho, nos EUA
4 Estados Unidos anunciam novo pacote de sanções contra russos
5 Esposa de Joe Biden faz visita surpresa à Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.