Após reunião, Zelensky anuncia nova troca de prisioneiros
Troca anterior, pactuada em maio, envolveu mil detidos de cada lado
Pleno.News - 02/06/2025 14h16 | atualizado em 02/06/2025 16h36

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou, nesta segunda-feira (2), após a segunda reunião entre as delegações de Moscou e Kiev em Istambul, na Turquia, que haverá uma nova troca de prisioneiros, depois da anterior que envolveu mil detidos de cada lado e que foi pactuada em 16 de maio na mesma cidade turca e concretizada alguns dias depois.
– As negociações em Istambul foram concluídas e estou aguardando o relatório completo do ministro [da Defesa, Rustem] Umerov. Eles [russos e ucranianos] trocaram documentos por meio do lado turco, e estamos preparando uma nova libertação de prisioneiros de guerra – disse Zelensky em Vilnius, ao final de uma cúpula de países dos flancos norte e leste da Otan para a qual havia sido convidado.
O presidente ucraniano insistiu na necessidade de sanções adicionais mais severas contra as exportações de energia russas, e particularmente contra as vendas de petróleo de Moscou, caso esses novos contatos na Turquia, mediados pelo governo de Ancara, não produzam progressos em direção a um fim negociado da guerra.
– Precisamos trabalhar em sanções conjuntas no nível do G7 – destacou Zelensky, que mencionou explicitamente a importância de os Estados Unidos estarem entre os que sancionam o Kremlin.
Durante seu discurso, Zelensky anunciou, sem dar detalhes, que os países da Otan representados na reunião se comprometeram a enviar novos pacotes de ajuda militar e a continuar financiando a produção de armas na Ucrânia.
O presidente ucraniano também comentou a operação realizada por seus serviços secretos neste domingo (1°) – na qual, segundo Kiev, mais de 40 aviões de combate russos estacionados em bases aéreas na retaguarda russa foram atingidos por drones – como um exemplo de como a “guerra moderna” deve ser conduzida.
*EFE
Leia também1 Tailandesa vence Miss Mundo 2025, e brasileira fica em 5º lugar
2 Lula: Moraes quer "prender um cara brasileiro que está nos EUA"
3 Maior vulcão ativo da Europa entra em erupção no sul da Itália
4 Suposta amante de líder do CV vai à polícia e dá versão sobre morte
5 Fux atende Nikolas Ferreira e cobra Motta sobre CPI do INSS