Leia também:
X PGR não vê crime em reunião de Bolsonaro com embaixadores

Após pressão sobre Lula, PSB repudia ditadura da Nicarágua

PSB é o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin

Pleno.News - 09/03/2023 15h31 | atualizado em 09/03/2023 17h04

Ditador Daniel Ortega e Geraldo Alckmin Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil; Foto: Mario Lopez/EFE

Partido do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, o PSB aprovou, nesta quinta-feira (9), uma nota de repúdio à ditadura da Nicarágua. O documento, avalizado durante reunião da Executiva Nacional, representa um contraponto à postura adotada pelo PT e o governo Lula (PT), que deixou de assinar uma declaração conjunta de mais de 50 países contra o regime comandado por Daniel Ortega.

Na nota, o partido defende a democracia como um valor universal e afirma que não pode ficar indiferente ao que chama de “flagrantes violações de direitos humanos, detenções arbitrárias, julgamentos e execuções sumárias, assassinatos e tortura contra dissidentes políticos do regime”.

– Desta forma, o PSB manifesta seu mais amplo e total repúdio às práticas ditatoriais do senhor Daniel Ortega e se solidariza com o povo nicaraguense, que precisa de um futuro que não reproduza o passado de violência política e social a que vem sendo submetido desde há muito – diz o documento assinado pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.

Depois de ter sido alvo de críticas por não endossar a declaração conjunta de 54 países para condenar a ditadura da Nicarágua, o governo Lula apresentou à Organização das Nações Unidas, na terça-feira (7), um documento em que se diz preocupado com “alegações de graves violações de direitos humanos e de restrições ao espaço democrático” no regime de Ortega, mas o Brasil evitou usar o termo adotado pelos peritos ouvidos na ONU, classificando os acontecimentos como “crimes contra a humanidade”.

*AE

Leia também1 Ditadura da Nicarágua fecha universidades católicas; veja
2 Após críticas, governo Lula fala em "diálogo" com a Nicarágua
3 João Amoêdo cobra posição do governo Lula contra ditaduras
4 Governo Lula se nega a assinar termo da ONU contra Ortega
5 Aliado de Lula, Ortega é acusado de crimes contra humanidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.