Leia também:
X Uruguai confirma 70 mortes de animas por gripe aviária; veja

Após críticas, governo Lula fala em “diálogo” com a Nicarágua

Governo brasileiro agora se diz preocupado com acontecimentos no país governado por Daniel Ortega

Pleno.News - 07/03/2023 09h38 | atualizado em 07/03/2023 12h05

Lula e Daniel Ortega Foto: ABr/Roosewelt Pinheiro

Após ter sido alvo de críticas, o governo brasileiro apresentou, nesta terça-feira (7), à Organização das Nações Unidas (ONU), uma nova posição em relação à ditadura da Nicarágua. Na declaração, a gestão brasileira se disse preocupada com as “alegações de graves violações de direitos humanos e de restrições ao espaço democrático” no país da América Central.

– O governo brasileiro acompanha os acontecimentos na Nicarágua com a máxima atenção e está preocupado com alegações de graves violações de direitos humanos e de restrições ao espaço democrático naquele país, em particular execuções sumárias, detenções arbitrárias, tortura contra dissidentes políticos – declarou o Brasil à ONU.

No entanto, o governo petista, que disse estar “pronto para explorar maneiras pelas quais essa situação possa ser abordada de forma construtiva”, falou em estabelecer um “diálogo com o governo da Nicarágua e com todos os atores relevantes”.

A declaração brasileira ocorreu após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter se recusado a assinar um manifesto de 55 países contra a ditadura de Ortega na Nicarágua e a favor da população nicaraguense. O silêncio gerou incômodo na comunidade internacional e, na segunda-feira (6), repercutiu no país.

Durante a campanha eleitoral, Lula evitou condenar o regime de Ortega, o que elevou críticas do seu principal adversário, o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

*AE

Leia também1 Começa hoje! Saiba como fazer o saque do dinheiro "esquecido"
2 Exclusivo! Veja agora o trailer dublado de Deixados Para Trás
3 Leo Stronda anuncia saída do Bonde da Stronda: "Não consigo mais comer na mesa do mundo"
4 Joias: PF quer ouvir Bolsonaro e Michelle, diz colunista
5 Site: Planalto ameaça não pagar emendas por CPMI do 8/1

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.