Leia também:
X País se comove com familiares de tripulantes sumidos

Após 18 anos, Nepal realiza votação pacífica

Mesmo com pleito tranquilo, militares tiveram que desarmar uma bomba no distrito de Bitadi

Emerson Rocha - 26/11/2017 12h12 | atualizado em 26/11/2017 12h14

Nepal promove votação tranquila por todo país Foto: EFE

Quase três milhões e meio de cidadãos foram convocados às urnas no Nepal neste domingo (26) para o primeiro turno das eleições gerais sob a Constituição de 2015, acabando com 18 anos de interinidade no Legislativo. Em um dia tranquilo, o incidente mais grave registrado até agora aconteceu no distrito de Bitadi, a 800 quilômetros a oeste da capital Katmandu, onde uma bomba improvisada foi encontrada e desativada pelo Exército do país, afirmou à Agência EFE o porta-voz da Comissão Eleitoral, Naba Raj Dhakal.

Ele acrescentou que a votação foi atrapalhada na província de Dolakha, a cerca de 150 quilômetros a leste de Katmandu, por um incidente entre integrantes dos Partido Comunista do Nepal e o Partido do Congresso.

O Governo mobilizou 238 mil membros das forças de segurança com capacidade de alcançar qualquer ponto (de votação) em 10 ou 15 minutos, nos 32 distritos (de um total de 77) do cinturão montanhoso do norte do país. Neste primeiro turno, do qual sairá a câmara baixa do Parlamento e as sete assembleias provinciais, foram abertos 4.465 colégios eleitorais.

O porta-voz da Comissão Eleitoral informou também que tinha sido registrada uma participação de cerca de 25% do eleitorado até as 10h (horário local, 2h15 em Brasília), detalhando que 298 candidatos concorrem ao Parlamento e 440 às assembleias provinciais.

O apuração começará assim que terminar o segundo turno, que será realizado no dia 7 de dezembro na região mais povoada do país, o sul, e espera-se que os resultados sejam divulgados em uma semana.

LEIA TAMBÉM
+ País se comove com familiares de tripulantes sumidos
+ Naufrágio perto da Líbia mata mais de 30 imigrantes
+ Sobe para 305 mortos em ataque terrorista no Egito

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.