Leia também:
X Mourão: ‘Biden terá que ir além do discurso sobre união’

Alto escalão na mira: Trump demite chefe do Pentágono

Demissão foi anunciada "sem cerimônias" pelo próprio republicano

Pleno.News - 09/11/2020 15h44

Presidente Donald Trump demitiu o chefe do Pentágono. Mark T. Esper Foto: Reprodução

O secretário de Defesa americano, Mark T. Esper, foi demitido pelo presidente Donald Trump nesta segunda-feira (9), a última vítima na sequência de demissões do presidente de altos funcionários da segurança nacional que discordaram com ele. No Twitter, Trump anunciou que Esper estava “encerrado”.

Ele será substituído pelo diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, Christopher Miller.

– Chris fará um ÓTIMO trabalho! Mark Esper foi demitido. Agradeço por seu trabalho – escreveu sem cerimônias o presidente no Twitter, dois dias depois do anúncio de sua derrota para Joe Biden na eleição presidencial.

A queda de Esper era esperada há meses, depois que ele tomou a rara medida em junho de discordar publicamente de Trump e dizer que tropas militares da ativa não deveriam ser enviadas para controlar a onda de protestos nas cidades americanas. O presidente, que havia ameaçado usar o Ato de Insurreição para fazer exatamente isso, ficou furioso, disseram as autoridades.

O porta-voz de Esper tentou, na época, reparar os danos, dizendo ao New York Times que Trump também não queria usar o Ato de Insurreição, ou então já o teria invocado. “Não conseguimos ver a desconexão”, disse Jonathan Hoffman, porta-voz de Esper.

Esper, de 56 anos, ex-secretário do Exército e ex-executivo da Raytheon, tornou-se secretário de Defesa no ano passado depois que Trump retirou a nomeação de Patrick M. Shanahan, secretário de Defesa interino, em meio a um inquérito do FBI (polícia federal americana) sobre as alegações da ex-mulher de Shanahan de que ele teria dado um murro em seu estômago. Shanahan negou as acusações.

Shanahan estava substituindo Jim Mattis, que renunciou ao cargo de secretário de defesa em 2018, citando suas próprias diferenças com o presidente.

*Estadão

Leia também1 Transição de poder para equipe de Biden está bloqueada nos EUA
2 Mourão: Presidente aguarda fim do imbróglio eleitoral nos EUA
3 Greenwald diz que a esquerda no Brasil "se engana" com Joe Biden
4 Trump: 'Mídia não pode indicar quem será o próximo presidente'
5 Netanyahu parabeniza Biden e agradece a Trump por amizade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.